segunda-feira, 28 de junho de 2021

Webinar “Os Jovens e a Sexualidade”


No passado dia 18 de junho, pelas 11h40, realizou-se um webinar, via zoom, sobre a temática “Os Jovens e a Sexualidade”, que teve como oradora a Enfermeira Filipa Salema, da ULS da Guarda. Esta atividade surgiu no âmbito da disciplina de Orientação Escolar, lecionada aos alunos do 8º ano e do Projeto RIA (Responsabilidade/Igualdade de Direitos/ Autonomia), do Departamento de Educação Especial, com o objetivo de esclarecer dúvidas e também desvendar certos assuntos que são, muitas vezes, mantidos, por nós jovens, numa “caixa fechada”. Participaram nesta atividade as duas turmas organizadoras, 8ºD e 8ºE, da Escola Secundária da Sé, as turmas do 8ºA e 8ºC também da Escola Secundária da Sé, 8ºA e 8ºB da Escola de São Miguel e 8ºD da Escola Carolina Beatriz Ângelo.

A Enfermeira Filipa começou por dizer que a nossa sexualidade está presente em todos os seres humanos e logo à nascença, constituindo, por isso, uma necessidade básica e um aspeto que não pode ser separado dos outros aspetos da nossa vida. A sexualidade influencia sentimentos, maneiras de pensar e de agir, e nós adolescentes, não devemos ter receio de tirarmos as nossas dúvidas junto de pessoas mais velhas, com mais experiência, mas também com conhecimentos de saúde, como são exemplos os médicos ou enfermeiros de família. Ao longo da sessão, ficámos a conhecer os diferentes métodos contracetivos, as suas vantagens e desvantagens, e os que eram mais indicados para nós adolescentes. Foi ainda abordada a temática da violência, uma vez que esta pode assumir várias formas, tais como: emocional, física, social, financeira e sexual. Por último, a Enfermeira Filipa esclareceu as nossas dúvidas que lhe tinham sido enviadas por mail pelas nossas professoras.

Com esta atividade, ficámos mais elucidados sobre a importância da sexualidade/afetos nas nossas vidas, e aprendemos que devemos estar devidamente informados para tomarmos decisões responsáveis e que não afetem a nossa saúde, física e emocional.

 

Os alunos dos 8ºD e 8ºE da Escola Secundária da Sé