segunda-feira, 21 de junho de 2021

Concurso Uma Aventura … Literária 2021

 

Uma Aventura “Covidada”

 

Estava um dia calmo no escritório do Detetive 019 até que recebeu uma carta que dizia que o Sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa o tinha destacado para descobrir toda a verdade sobre o novo vírus.

O Detetive ficou muito impressionado, pois nunca tinha sido destacado para uma missão tão importante. Ficou feliz, mas ao mesmo tempo preocupado, pois não queria desiludir o presidente. Tinha outras preocupações, por onde havia de começar, chamou a secretária e disse-lhe:

- Prepara-me o meu avião privado e toda a documentação necessária para ir à China.

- É para já, Senhor Detetive - respondeu a secretária.

O Detetive ao fazer a mala colocou lá roupa, e claro, máscaras e luvas. E lá partiu ele para a China.

Quando chegou foi ter à casa onde tinha combinado encontrar-se com o resto da sua equipa. Com o R.J., o informático, o 007 também detetive e o J.J., o que arranja tudo o que precisam.

-Há tanto tempo! -dizem todos em coro.

-Vá vamos começar, R.J. o que descobriste? -pergunta o Detetive 019.

-Sei que não vais querer acreditar, mas descobri que a tua secretária pertence a um grupo chinês de espionagem! -responde o R.J.

-Então  deve ter avisado o resto do grupo. Eles vão tentar impedir-nos e vão vigiar todos os nossos passos, temos de ser cautelosos- disse o 007.

-Pois! Agora vamos ao local onde suspeitam que tudo começou no laboratório da ilha deserta Shinfoicovid- disse o Detetive 019.

E lá foram eles, quando chegaram viram o tal gangue chinês, ao que parece a tentar retirar dali todas as provas. Eles tentaram impedi-los, mas não conseguiram. De seguida, voltaram para casa.

Passado algum tempo, o Detetive 019 teve uma ideia: metade do grupo ia ao “ espaço de trabalho” ou covil deles e o resto, para os confundir, iria ao local de onde eles retiraram as provas, assim eles seguiriam os que iam ao local das provas e o covil ficava livre. Todos concordaram com o plano. O 007 e o J.J. iriam ao covil deles e o R.J. e o Detetive 019 iriam ao local de onde eles retiraram todas as provas.

Quando o 007 e o J.J. chegaram não estava lá ninguém o que iria ser mais fácil, mas havia câmaras.

-Então é assim a câmara nº1 tem um ângulo de 43 graus, a segunda de 70 graus e …- explicava o J.J.

-J.J.? -disse o 007

- O que foi 007? -perguntou ele

-Já retirei todas as provas que eles roubaram, podemos ir embora, ó matemático- respondeu a rir o 007, a não ser que queiras continuar a mostrar os teus dons.

-Ok, vamos engraçadinho- disse o J.J.

Quando chegaram a casa já lá estava o resto do grupo à espera.     

-Então conseguiram? -perguntou o R.J.

-Sim, estão aqui- respondeu o 007.

Depois de analisarem bem as provas descobriram que a razão de tanto segredo era uma experiência que tinham feito com uma sopa de morcego com olhos de coruja, pelos de gato e penas de águia, tinham contaminado o morcego com um vírus do laboratório e distribuído a sopa pelas pessoas da cidade. E ainda descobriram que o gangue tinha roubado as provas a pedido dos cientistas que tinham feito esta experiência, pois não queriam ser presos, porque esta experiência não tinha sido autorizada. Queriam acabar com metade da população do planeta e ficarem famosos com a descoberta de uma cura.

O Detetive comunicou tudo ao presidente.

-Agora só nos temos de livrar daqueles malditos chinocas- disse o J.J...

-Pois- disse o 007.

Então idealizaram um plano: iam a casa do gangue chinês e quando tocassem à campainha era o sinal para os polícias saírem dos seus esconderijos e os prenderem.

Bem dito, bem feito. Depois de os capturarem foram verificar se eram mesmo eles, pois tinham máscaras. Quando verificaram era mesmo o famoso grupo chinês que escapou 4 vezes da prisão e esteve para ser preso mais duas vezes. A seguir foram prender os cientistas e levaram ao Detetive todos os estudos que encontraram no laboratório.

De seguida, foram para Portugal onde o Presidente os homenageou e agradeceu. Os cientistas portugueses continuaram as pesquisas com a documentação trazida pelo detetive para descobrir a cura.

Passadas 3 semanas o Detetive 019 recebeu uma carta, mas agora era do Presidente Emmanuel Macron a pedir a sua ajuda para impedir um gangue famoso “O Mona Lisa” de roubar uns quadros e joias em exposição no Louvre.

 

Afonso Simão, 6ºA

Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo

Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda