segunda-feira, 21 de junho de 2021

Concurso Uma Aventura … Literária 2021

 

Crítica ao texto “Uma Aventura no Estádio”

 Durante a quarentena todas as atividades foram suspensas, inclusive o futebol e por isso eu precisava de algo que me ligasse de novo a este desporto. No meio dos meus livros estava este e ao ler a palavra “estádio” fiquei logo entusiasmado e sabia que não ia sair dali sem ler aquele livro.

 A história, começando pelas ilustrações, está muito bem estruturada, desde as imagens de movimento a imagens de banda desenhada. Desperta curiosidade por ler a palavra seguinte, a próxima página.

 Cada palavra exprime um sentimento e esta história representa que com amigos e em equipa tudo é possível. A parte final da história foi a que me despertou mais curiosidade, principalmente quando o João entrou para o carro e quando a equipa observou a maquineta ligada ao andar de cima, onde vivia o jogador – ambos transmitem a sensação de que algo emocionante vai acontecer e é isto que nos prende à leitura.

Quando li esta história esqueci-me que estava sentado no meu quarto pensando que estava no meio das palavras e letras, no meio da ação.

 Este livro mostra que apesar de antigos, alguns recursos ainda são utilizados como o pombo-correio, pelo que conhecer a história é poder prever com maior certeza o futuro. Apesar de, na maior parte dos casos arriscar não ser seguro, devemos lutar pelo bem e neste caso o João arriscou para fazer o bem, salvar o jogador.

 Fazer boas ações tem sempre um objetivo, uma causa e uma recompensa, mesmo que nem sempre palpável. Nesta história o objetivo era encontrar o jogador, muitas pessoas estavam descontentes e o jogador podia estar a sofrer. A recompensa foram bilhetes para o jogo do dia seguinte. No fim todos ganham.

 Há algumas pessoas que fazem boas ações com o intuito de ganhar algo, mas este livro mostra que as boas ações fazem-se com o objetivo de ajudar e manter o mundo em paz.

 Tomás Rodrigues, 6ºC

Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo

Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda