quarta-feira, 2 de junho de 2021

Leonard, o leão, e a sua mensagem de coragem

 Já vos demos a conhecer o projeto ICEPELL, no qual está envolvida a turma 6.° C, da Escola da Sé, e que tem como objetivo abordar assuntos de Interculturalidade e Cidadania nas aulas de Língua Estrangeira, nomeadamente Inglês. Depois de explorada em sala de aula, demos início à leitura da obra HOW TO BE A LION, de Ed Vere, pelas turmas de 5.° e 6.° Anos, numa atividade de partilha de aprendizagens e de colaboração.

Os alunos voluntariaram-se para a leitura, treinaram as falas, os movimentos e mostraram que a mensagem de Leonard e de Marianne, os dois amigos improváveis que enfrentam os seus pares, merece ser conhecida.
Podemos não conseguir alterar o mundo, a comunidade, a escola ou a turma, mas, passo a passo, havemos de melhorar. Havemos de ser melhores alunos, melhores professores, melhores pessoas e melhores cidadãos.
Hoje, a leitura foi com as turmas 5.° A e 5.° B, resultando num momento de partilha salutar e de aprendizagem da Língua Inglesa e de temas transversais a que não podemos ficar indiferentes. Rejeitar o Leonard porque não quer rugir como os outros leões? Ou porque não quer devorar outros animais? Ou porque quer “estar na dele”? A Marianne diz que isso não pode ser!
O desafio foi lançado pela turma 6C, sabemos que foi aceite e que, em breve, as turmas que foram “enredadas” pelo projeto nos farão chegar as suas mensagens.
Juntas, hão-de mostrar como o caminho tem de ser o do respeito, tolerância, compreensão e empatia. Juntas, hão-de mostrar que podem mudar o grupo, a comunidade ou o mundo. Porque continuar tudo igual não é o melhor.

Sandra Santos