sábado, 5 de junho de 2021

Maio foi mês do coração

 Bibliotecas Escolares e PAPES assinalam maio “mês do coração”

 Este ano, maio, o Mês do Coração foi dedicado à promoção da atividade física e decorreu sob o mote “Faz os mínimos olímpicos por um coração em forma”. À semelhança do que vem acontecendo, as Bibliotecas Escolares e o PAPES articularam a realização de um conjunto de atividades alusivas à importância de ter um coração saudável.

Se, em termos físicos, o desafio lançado às pessoas foi “Mexam-se um pouco!”em termos emocionais e afetivos, quisemos espalhar o símbolo do coração pelo Agrupamento e recordar que, juntos, poderemos ultrapassar as adversidades. É nos pequenos gestos que, muitas vezes, percebemos a importância de um “coração de maio” partilhado no momento certo.

As iniciativas do mês de maio culminaram com a apresentação de um Webinar preparado por um grupo de Médicas Internas de Medicina Geral e Familiar da USF Mondego – ACES Baixo Mondego: Beatriz Frias Lopes, Rita Ferreira, Jéssica Peres, Maria Inês Queiroz Gonçalves, Mariana Mendonça e Tânia Caseiro, a quem agradecemos a colaboração, disponibilidade e partilha.

O referido Webinar tem como principais destinatários os alunos de 8.º e 9.º Anos do Agrupamento e, num âmbito mais alargado, a Comunidade Escolar, alertando para fatores de risco e hábitos pouco saudáveis que podem colocar em risco a nossa vida e a vida dos outros. O Webinar foi disponibilizado às turmas pelos respetivos professores e professoras de Ciências Naturais.

Apesar de as medidas de contingência Covid-19 não nos terem permitido levar a cabo o rastreio a fatores de risco de doenças cardiovasculares, como já vem sendo hábito no mês de maio, as tecnologias trouxeram até nós conselhos informados, profissionais e sábios de quem tem como missão cuidar dos outros.

Bem-haja a todos pela colaboração nesta e outras atividades.

 Luísa Queiroz e Sandra Santos