quarta-feira, 13 de março de 2019
Parlamento Jovem
Como diz o provérbio português, “É de pequenino que se torce o pepino”, e foi assim que quinze alunos do Agrupamento de Escolas da Sé demonstraram determinação e espírito de iniciativa, participando no programa Parlamento dos Jovens.
Dia da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, os alunos do 1º B da Escola Básica do 1º Ciclo do Centro Escolar da Sequeira manifestaram a sua opinião relativamente às razões por que se comemora este dia, o que as mulheres gostam de receber e a imagem de homem e mulher na nossa sociedade atual.
Recensão Crítica
Recensão crítica do espetáculo
A peça Auto da Barca do Inferno
foi escrita por Gil Vicente, a pedido da rainha Dona Leanor, no século XVI,
para ser representada perante o rei D.Manuel I, com a intenção de criticar a
sociedade, os comportamentos e os costumes da época.
domingo, 10 de março de 2019
Auto Barca do Inferno pela Companhia Contrapalco
Gil
Vicente escreveu a peça “Auto da Barca do Inferno” no século XVI, com intenção
moralizadora, para ser representada perante o rei. A obra foi escrita a pedido
de D.ª Leonor e posteriormente oferecida a D. Manuel. A companhia ContraPalco apresentou
recentemente um espetáculo ao qual assistimos.
sábado, 9 de março de 2019
Recensão Crítica do Espetáculo
"Auto
da Barca do Inferno"
A peça Auto
Da Barca Do Inferno foi escrita por Gil Vicente, no séc. XVI, a pedido da
Rainha D.ªLeanor, com a intenção de
criticar a sociedade da época.No passado dia 19 de fevereiro assistimos à
representação destalevada à cena pelo grupo Contrapalco
e optámos por comentar os alguns elementos inovadores introduzidos na encenação
da peça.
Recensão Crítica do Espetáculo
sexta-feira, 8 de março de 2019
sexta-feira, 1 de março de 2019
Rotina
Quando a Professora me desafiou para escrever
um texto para o jornal da escola, lembrei-me logo que poderia experimentar
escrever uma crónica sobre um evento importante da minha vida.
Depois de muita, muita, muita reflexão, não me surgiu nada, só me
lembrei do bolo de chocolate que comi na semana passada (mas que rico bolo!).
Como não tinha nenhum momento especial do qual pudesse falar, decidi descrever
a minha rotina diária e, acredito, a de todos durante a semana.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Agradecimento….
Na qualidade de Diretor do
Agrupamento de Escolas da Sé, quero manifestar o meu reconhecimento público ao
professor Joaquim Diamantino, pelo profissionalismo e dedicação no desempenho do cargo de Presidente do Conselho Geral.Granjeou
a estima e a consideração de todos os conselheiros, denotando grande firmeza,
princípios e valores. Com elevado sentido de responsabilidade, contribuiu de
forma inequívoca para a projeção interna e externa do Agrupamento.
Bem-haja
O Diretor
António David Gonçalves
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Visita de estudo ao Canil Municipal da Guarda
No âmbito do Projeto: Um animal não é um brinquedo, e paralelamente dar cumprimento ao Projeto de Domínio de Articulação Curricular, os alunos, assistente operacional e docentes da Escola Básica de Alfarazes, no dia 11 de fevereiro, realizaram uma visita de estudo ao Canil Municipal da Guarda.
Mostramos alguns registos dessa atividade".
Reconhecimento …
O momento impõe que eu, enquanto
Diretor deste Agrupamento, expresse o meu orgulho e gratidão a toda a
comunidade escolar, em particular aos alunos e professores pelo empenho e
dedicação que se refletem nos resultados obtidos.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Viagem a Paris
Conhecer a França e a sua capital – Paris, cidade luz, foi desde hà muito tempo um dos meus sonhos. Esta cidade sempre me fascinou, principalmente pelos pontos turísticos tão famosos.
domingo, 27 de janeiro de 2019
Escola Básica do Bairro da Luz desejaram um Bom Ano
No passado dia 17, os alunos da Escola Básica do Bairro da Luz desejaram um Bom Ano e levaram a sua alegria às instituições locais nomeadamente ATL, ACSR e Casa de Saúde Bento Menni.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Dia internacional do Riso
O Dia Internacional do Riso celebra-se hoje (com alegria)!
Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas.
Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.
Rir mais é viver mais e melhor.
Rir é o melhor remédio (e é de graça).
Ria como se não houvesse amanhã.
Rir é dos melhores prazeres da vida.
Rir aumenta a qualidade de vida.
Ria. Por si e pelos outros.
Ria para os outros e para si. Este poema fez-me rir:
Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas.
Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.
Rir mais é viver mais e melhor.
Rir é o melhor remédio (e é de graça).
Ria como se não houvesse amanhã.
Rir é dos melhores prazeres da vida.
Rir aumenta a qualidade de vida.
Ria. Por si e pelos outros.
Ria para os outros e para si. Este poema fez-me rir:
"Mas o que quer dizer este poema? - perguntou-me alarmada a boa senhora.
E o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
Uma nuvem - disse ela - umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo..."
Mario QuintanaE o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
Uma nuvem - disse ela - umas vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo..."
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
A RTP2 na Escola Básica da Estação
No dia 10 de janeiro a RTP2 veio à Escola Básica da Estação filmar actividades para o programa ZIGZAG- movimento Gentil.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
O Convívio de Natal em Vila Fernando
No dia treze de dezembro, os alunos da EB1 e Jardim de Infância da Castanheira, deslocaram-se a Vila Fernando, para, em conjunto, com os alunos desta localidade, realizarem o convívio de Natal.
sábado, 15 de dezembro de 2018
Natal de verdade na CBA
No dia 13 de dezembro, os alunos dos 5.ª e 6.º anos da Escola Carolina Beatriz Ângelo, desejaram um Feliz Natal a toda a comunidade educativa com a canção “Natal de Verdade”.
Clube de Teatro da CBA
O Clube de Teatro da Escola Carolina Beatriz Ângelo terminou o período com a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do trimestre com uma pequena demonstração da peça "A que horas passará o autocarro...".
Assistimos a uma grande revelação de empenho, trabalho e boa disposição, com esta galeria de atores do 5°A e do 6°C.
Assistimos a uma grande revelação de empenho, trabalho e boa disposição, com esta galeria de atores do 5°A e do 6°C.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Rosa dos Ventos em 3D
No âmbito da disciplina de Geografia, as turmas 7ºA e 7ºB realizaram uma Rosa dos Ventos em 3D, de modo a consolidarem conhecimentos associados à localização relativa de lugares.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Escola de S. Miguel nos 10 selecionados do 6º Concurso de Decoração de Natal da Make-a-Wish
Escola de S. Miguel está entre os 10 selecionados do concurso de decoração de Natal patrocinada pela Fundação Make-a-Wish.
Para podermos aceder à fase seguinte do concurso necessitamos do vosso voto. Para votar, aceder ao link da página do Facebook do concurso e colocar um "Like" na foto da Escola de S. Miguel.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
Corta Mato Distrital
O Agrupamento de Escolas da Sé obteve excelentes resultados no Corta Mato Distrital do Desporto Escolar, realizado na segunda feira, dia 3, no Parque Urbano do Rio Diz:
Infantis A Femininos (Campeãs Distritais por equipas)
1º lugar individual, 4º lugar individual e 6º lugar individual
Infantis A Masculinos (Campeões Distritais por equipas)
1º lugar individual, 2º lugar individual, 3º lugar individual
Infantis B Femininos (3º lugar por equipas)
8º lugar individual e 10º lugar individual
Infantis B Masculinos (6º lugar por equipas)
Iniciados Femininos (4º lugar por equipas)
4º lugar individual
Iniciados Masculinos (2º lugar por equipas)
3º lugar individual
Juvenis Femininos (3º lugar por equipas)
4º lugar individual
Juvenis Masculinos (4º lugar por equipas)
7º lugar individual
Foram no total 3 primeiros lugares, 2 segundos lugares e 4 terceiros lugares.
Os nossos alunos estão de parabéns e o Clube do Desporto Escolar do AESé agradecido a todos os colegas que permitiram a participação destes alunos, alterando testes e outras atividades.
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Dia Nacional da Cultura Científica
No
âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos
do 8º ano de escolaridade da escola Carolina Beatriz Ângelo,
demonstraram algumas atividades de índole experimental (no âmbito da
disciplina de Físico-Química)."
sábado, 1 de dezembro de 2018
Marcas Judaicas da Cidade da Guarda
No âmbito da disciplina de Materiais e Tecnologias, os alunos de Artes do 12º Ano, turma F, deslocaram-se à Câmara Municipal da Guarda, no dia 30 de novembro de 2018, para a construção e exposição de trabalhos sobre marcos judaicos da cidade da Guarda.
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Já é quase Natal...
A
partir de segunda feira, estão à venda os anjinhos, criados pelas
docentes que prestam apoio à Biblioteca Escolar. São todos diferentes,
muito fofinhos, e para todos os gostos! Podem começar a enfeitar a vossa
árvore de Natal.
Ação sobre bullying
A importância da vacinação | Escola da Sequeira
Depois da sessão relacionada com a importância da vacinação, os Alunos explicam o que aprenderam. Através de texto ou imagem, recordam aquilo que tiveram oportunidade de ouvir e ver e mostram-nos a sua perspetiva sobre o assunto.
terça-feira, 27 de novembro de 2018
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
"E UM MUNDO SEM ENGENHARIA? JÁ PENSASTE COMO SERIA?"
A Delegação Distrital da Guarda da Ordem dos
Engenheiros, esteve no dia 15 de novembro na Escola Secundária da Sé, a
apresentar aos alunos do 9º ano, o que é a engenharia e a profissão de
engenheiro.
Semana da Alimentação
A semana da alimentação e concretamente o dia dezasseis, levou-nos a
desenvolver atividades muito motivadoras e proveitosas, relembrando as boas
práticas de uma alimentação saudável, para o desenvolvimento do nosso corpo de
forma robusta e cheio de energia.
Não podemos esquecer o excelente batido de frutas e legumes que
fizemos com os meninos da escola e Jardins de infância de Castanheira e Vila
Fernando. Excelente manhã! Vamos repetir muitas outras…
Sem dúvida, que vamos pedir mais vezes aos nossos pais, batidos de
frutas e legumes, para os nossos lanches em substituição das guloseimas.
Contudo, houve alguns colegas que não gostaram do batido, mas
prometeram que vão esforçar-se por aprender a gostar.
Alunos
3º/4º ano
Vila
Fernando
Semana da Alimentação
Chegou o outono aos Jardins de Infância e EBs de Vila Fernando e Castanheira, com ele a Semana da Alimentação.
Os alunos da EB/ J.Inf de Castanheira deslocaram-se à Escola/J.Inf de Vila Fernando, para em conjunto comemorarem o Dia Mundial da alimentação.
Ao longo da manhã realizamos diversas atividades relacionadas com o tema, terminando com a confeção de um batido de fruta e legumes que os alunos saborearam,como podemos comprovar através dos registos elaborados pelos alunos e registo fotográfico.
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Ação de sensibilização - Prevenção e SEGURANÇA
Ação de sensibilização realizada na Escola Básica de Alfarazes, no dia 15/11, sobre Prevenção e SEGURANÇA, dinamizada pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho, na pessoa do Inspetor Dr Carlos Boa.
A importância da vacinação | PAPES e Biblioteca Escolar da Sequeira
Nos dias 15 e 16 de novembro, a
enfermeira Adelaide Logarinho deslocou-se à Biblioteca do Centro Escolar
da Sequeira para alertar sobre a importância das vacinas nas crianças e
desmistificar o medo em relação às mesmas.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
"O Mercador de coisa nenhuma"
Peça de teatro "O Mercador de coisa nenhuma",
baseada na obra da Educação Literária do 3º ano, do escritor António
Torrado.
O mercador de coisa nenhuma narra a vida do filho de um
comerciante de tapetes pouco interessado em dar continuidade ao negócio da
família que, desafiado pelo pai, se lança à sorte de se tornar rico. Racib
vendeu gotas d'água, grãos de areia, mas ficou rico mesmo vendendo os seus
sonhos.
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
CREACTIVITY
Os alunos do 5º D entraram na aventura "Creactivity", onde praticaram a Arte de pensar com as mãos, com elementos idealizados para impulsionar a criatividade, o espírito empreendedor, a cooperação e a reflexão. Segundo os alunos esta experiência foi "divertida, criativa e educativa".
terça-feira, 23 de outubro de 2018
Dia Global da Dignidade Humana
Hoje comemora-se este dia
O princípio da Dignidade é um valor moral, espiritual e inerente à PESSOA HUMANA.
O princípio da Dignidade é um valor moral, espiritual e inerente à PESSOA HUMANA.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO JARDIM
DE INFÂNCIA DO BAIRRO DA LUZ
Porque a nossa saúde também é influenciada por tudo aquilo
que comemos, no Jardim de Infância do Bairro da Luz preocupamo-nos por
sensibilizar as nossas crianças para a importância da aquisição de hábitos de
alimentação saudável.
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
terça-feira, 9 de outubro de 2018
quarta-feira, 3 de outubro de 2018
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Boas vindas 2018/2019
Mais um ano letivo que se inicia, cheio de sonhos, expetativas e desejos. Por isso, a nossa ambição é fazer de cada escola do Agrupamento um lugar de sucesso, desenhando estratégias pedagógicas adequadas aos contextos de aprendizagem e às dificuldades reveladas pelos alunos.
É hora de dar início a mais uma jornada de trabalho, estudo, conhecimento, aprendizagem e, não menos importante, dedicação e responsabilidade. Por isso, só vos peço, um compromisso com a escola: trabalho, muito trabalho!
No caminho do sucesso educativo passamos por grandes desafios e dificuldades, mas só temos duas opções: desistir ou superar os nossos limites e vencer. Nós somos dos que acreditam que o sucesso educativo está ao alcance de todos, mas cada um terá de seguir os seus próprios passos e reoxigenar o seu esforço para o conseguir.
Aos Encarregados de Educação, agradecemos a credibilidade e confiança no nosso trabalho, mas não posso deixar de apelar à participação ativa e atenta na vida escolar dos vossos filhos. É na família, primeiro, e na escola, depois, que reside a máxima responsabilidade pela educação dos jovens e pela formação de cidadãos. Compete-nos a nós levar a cabo essa missão.
A toda a comunidade escolar desejamos um Ano Letivo 2018/2019 repleto de novas aprendizagens, novos desafios e de muito sucesso!
A Direção do Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda
Início das Atividades Letivas 2018-2019
14 de setembro - Receção aos alunos do Pré-Escolar, 1º ciclo (1º ano) e 5º ano - 9:30h
17 de setembro - Receção aos restantes alunos - 1º Bloco da manhã. Horário normal - a partir do 1º bloco da manhã
Alertamos toda a comunidade que as aulas se iniciam às 8:30h nas escolas da Sé, Carolina Beatriz Ângelo e São Miguel.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








































