quarta-feira, 13 de março de 2019

Recensão Crítica


      Recensão crítica do espetáculo
   





A peça Auto da Barca do Inferno foi escrita por Gil Vicente, a pedido da rainha Dona Leanor, no século XVI, para ser representada perante o rei D.Manuel I, com a intenção de criticar a sociedade, os comportamentos e os costumes da época.
            Após o estudo da obra nas aulas de Português, tivemos a oportunidade de assistir a uma encenação desta peça, apresentada pelo grupo Contrapalco. No geral, a representação teve prós e contras, visto que houve uma grande interação com o público através de, principalmente, do cómico de situação tornando a peça divertida e menos aborrecida, tendo em conta o público presente. Porém, a nosso ver, o exagero do cómico levou à dispersão da intenção crítica de Gil Vicente.
            Algo que nos pareceu digno de observação foi o cenário e os elementos inovadores introduzidos pelo encenador. O cenário era simples, mas percetível a partir da simbologia das cores (Paraíso-azul, Inferno -vermelho). O grupo introduziu também elementos inovadores em relação ao texto dramático, usando termos da atualidade para provocar assim gargalhadas dos espetadores ( chocapic, love on top, entre outros).
            Concluindo, nós gostámos da peça, contudo, como comprovámos, aconselhamos a ter algum conhecimento da obra antes de assistir à sua representação, para assim se entender melhor a finalidade de Gil Vicente.

                                                    
                                                         Guilherme Amaral N.º 13 9.º A CBA                                                        Rita Torres Nº19 9.ºA CBA