quarta-feira, 13 de março de 2019

Parlamento Jovem


Como diz o provérbio português, “É de pequenino que se torce o pepino”, e foi assim que quinze alunos do Agrupamento de Escolas da Sé demonstraram determinação e espírito de iniciativa, participando no programa Parlamento dos Jovens.
Este ano o tema do Parlamento dos Jovens para o Ensino Básico é “Alterações Climáticas – Salvar os Oceanos”. Deste modo, as Escolas da Sé, de São Miguel e Carolina Beatriz Ângelo, embarcaram de malas e bagagens nesta aventura que, para além de desenvolver o poder de argumentação, promove a discussão de ideias entre jovens.
Foi no dia 26 de fevereiro, na portentosa urbe de Pinhel, que decorreu a sessão distrital do círculo da Guarda, onde o Agrupamento de Escolas da Sé saiu vencedor. O Agrupamento estava também representado na Mesa da Sessão Distrital, com uma aluna da Escola da Sé como Presidente da Mesa, um aluno da Escola Carolina Beatriz Ângelo como Vice-Presidente de Mesa e uma aluna da Escola de São Miguel como Secretária de Mesa.
Quando se embarcou em direção a Pinhel os alunos íam com o espírito de vontade de vencer, mas principalmente de desfrutar desta aventura. Nesta sessão distrital participaram dez escolas do distrito da Guarda. Com início pelas nove e meia da manhã, a sessão distrital decorreu com a receção dos convidados seguida de um período de perguntas à deputada da Assembleia da República Ângela Guerra. Após uma pausa para almoço, prosseguiu-se para a visita de um museu local. Por volta das três e meia da tarde a ordem de trabalhos foi retomada e às cinco e meia da tarde, após uma votação, chega a notícia de que dois deputados da Escola da Sé iriam representar o Distrito da Guarda na Sessão Nacional da Assembleia da República, sendo que um dos dois deputados do agrupamento é a Porta-voz do Distrito da Guarda.
Assim, nos dias seis e sete de maio o distrito da Guarda estará representado por dois deputados alunos do Agrupamento de Escolas da Sé, sendo as medidas propostas pelo círculo da Guarda oriundas das propostas da Escola da Sé e da Escola Carolina Beatriz Ângelo.
Rodrigo 9º Ano