sábado, 30 de março de 2019

A voz, o meu instrumento musical




A música sempre me acompanhou desde muito pequenina. Quando a família se reunia, no Natal e na Páscoa, por exemplo, eu fazia os meus pequenos concertos, a brincar.
No meu primeiro ano de escolaridade, entrei para o Conservatório de Música de São José, para o Curso de Iniciação, no instrumento de piano. Mas o que eu queria mesmo era o canto. Canto… só podia entrar no quinto ano, no curso Básico de Música, em regime articulado e, por isso, tive de esperar. No final do quarto ano, fiz as provas de admissão e consegui realizar o meu sonho.
Quando digo que ando em canto, muitas pessoas pensam que eu estou a falar de coro e que não tenho instrumento musical… Eu não gosto que pensem assim, pois a voz é um instrumento como as cordas, o sopro, percussão e teclas. A voz precisa de ser bem trabalhada, treinada, afinada.Temos de aprender muitas técnicas respiratórias para bem cantar. É necessário saber ler uma partitura, reproduzir cada som através da nossa voz – o meu instrumento musical.
Ao longo deste ano, já cantei “Vê o girassol”, “Andanças do poeta”, “Sebben Crudele”, “O cessate di piagarmi”,  Some where Over the Rainbow”, entre outras.
Não é fácil, mas eu gosto. Só não gosto quando estou constipada ou com dores de garganta.
Já agora, nada melhor do que chegar a casa, correr para o piano e cantar. Descontrai-me! Fico mais bem disposta!
Posso contar um segredo? Eu adoro cantar!

Mafalda Dias dos Santos, Nº 13 – 5º D - (Escola da Sé)