quinta-feira, 20 de junho de 2019

BMEL | Concurso Nacional de Leitura

Ontem, 18 de junho de 2019, os alunos do 4.ºA da E. B. da Sequeira deslocaram-se à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) a fim de ouvir o testemunho do 4.º classificado, a nível nacional, do Concurso Nacional de Leitura (CNL), o aluno Gonçalo Valgôde, aluno desta turma.
O Gonçalo contou como decorreu a sua participação no CNL, sobretudo na fase final, e tentou convencer os colegas a serem leitores assíduos de maneira que a leitura se torne algo prazeroso e proveitoso. Na sala do conto, local de sonho e magia, o Gonçalo correspondeu aos pedidos dos colegas e leu os textos que seleccionou para a Fase Final, explicando por que razão os selecionou.
Seguiu-se a visita guiada à BMEL, às oficinas de encadernação e preservação de livros e jornais e ao arquivo. Assim, todos aprenderam a perceber a estrutura de um livro, compreender a utilidade da encadernação, observar técnicas de preservação de documentos ou livros antigos e como conceber um objeto único que se identifique e comunique individualmente.
Os alunos estiveram envolvidos e atentos às atividades e, no final, receberam uma recordação da BMEL, que lhes ofereceu o recentemente editado livro O mundo à volta das letras 3, do projeto “A Terra da Escrita”, Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, de Mafalda Milhões, e um bloco de notas. 
Foi uma visita muito proveitosa de que todos gostaram. Agradecemos à Dr.ª Dulce e ao Dr. Oliveira a forma disponível e simpática com que nos receberam e prometemos voltar nas férias e no próximo ano letivo e à CMG o transporte para a biblioteca e todo o apoio que sempre dão às actividades dinamizadas pelas Bibliotecas Escolares.

Professora Lurdes Gonçalves