No dia 18 de
junho foi promovida a última atividade de articulação entre o Pré-escolar e o 1.º
Ciclo deste ano letivo na Escola Básica da Sequeira.
As crianças
que transitam para o 1.º Ciclo tiveram oportunidade de passar o dia na escola,
tendo sido distribuídas pelas turmas do 1.º ano.
Para além de,
mais uma vez, observarem e verificarem as diferenças na organização dos espaços
sala, tiveram também a possibilidade de percecionarem a diferença entre a
rotina diária destas duas realidades e acalmar a ansiedade que acompanha
qualquer mudança.
As crianças,
depois de recebidas com uma canção e feitas as apresentações, sentaram-se
livremente nos lugares que haviam sido disponibilizados. Seguidamente chamámos a
atenção para os Quadros de Regras e de Registo de Comportamento e dialogámos
sobre comportamentos e atitudes a ter na sala de aula. Depois um aluno mostrou o que habitualmente
levam para a escola, retirando o que tinha na mochila, e um outro apresentou o
dossier individual de arquivo dos trabalhos e outros mais materiais que deixam
na escola. Tiveram também conhecimento da existência de um horário com as diferentes
áreas curriculares e contactaram com os manuais.
Este momento
de conversação e partilhas permitiu aos mais pequenos estabelecer paralelismos,
a vários níveis, entre o Jardim de Infância e a Escola e manifestar pensamentos,
opiniões e até preocupações…
Posteriormente, enquanto se
apercebiam do decorrer da aula de matemática do 1.º ano, eles próprios
desenvolveram várias tarefas, orientados por mim.
Começaram por recordar o que
precisavam levar na mochila para a escola, recortando e colando, depois, os respetivos
materiais numa “mochila “
No período da tarde,
ofereci-lhes um “copo” dizendo que íamos beber um poema (escrito por mim, propositadamente
para o momento).
O poema primeiro foi lido, em grande grupo,
pela professora e depois por um aluno e
fizemos a interpretação coletiva do mesmo, dando sempre oportunidade aos mais
novos.
Enquanto o 1.º ano passou a
realizar uma ficha do manual de português, coube-nos a nós continuar com o poema, o qual
lhes voltei a ler e que eles seguiram indicando com o dedito cada verso, tal
como eu. A propósito da afirmação “beber” um poema, falamos dos sentidos e
respetivas funções.
Para concretizar a interpretação
do texto dei a cada criança um conjunto de três imagens, as quais tinham de
fazer corresponder ao poema e, depois de colorir, colar no verso da folha do
poema ,segundo a sequência lógica.
Terminámos o dia com a canção da
Banda Top (personagens dos manuais do 1º ano), que acompanharam com
coreografia, visualizada no quadro interativo.Todos adoraram e se portaram
lindamente. Mais velhos orgulhosos por darem a conhecer o tanto que aprenderam
e mais novos envaidecidos por já estarem (e souberam estar!) ali.A Escola
Básica da Sequeira (mais vulgarmente conhecida por Centro Escolar), pelo facto
de compreender o Pré-escolar e o 1.º Ciclo no mesmo edifício e dispor de
diferentes recursos físicos comuns (entre eles: biblioteca, sala de
informática, ginásio, refeitório…) constitui um espaço privilegiado e facilitador de uma
verdadeira articulação e de uma suave transição do pré-escolar para 1.º Ciclo.
Elsa Gonçalves
(Educadora de Infância em Apoio Educativo no 1.º Ciclo)