quarta-feira, 26 de junho de 2019

Articulação Pré-escolar / 1.º Ciclo


No dia 18 de junho foi promovida a última atividade de articulação entre o Pré-escolar e o 1.º Ciclo deste ano letivo na Escola Básica da Sequeira.
As crianças que transitam para o 1.º Ciclo tiveram oportunidade de passar o dia na escola, tendo sido distribuídas pelas turmas do 1.º ano.
Para além de, mais uma vez, observarem e verificarem as diferenças na organização dos espaços sala, tiveram também a possibilidade de percecionarem a diferença entre a rotina diária destas duas realidades e acalmar a ansiedade que acompanha qualquer mudança.
As crianças, depois de recebidas com uma canção e feitas as apresentações, sentaram-se livremente nos lugares que haviam sido disponibilizados. Seguidamente chamámos a atenção para os Quadros de Regras e de Registo de Comportamento e dialogámos sobre comportamentos e atitudes a ter na sala de aula.  Depois um aluno mostrou o que habitualmente levam para a escola, retirando o que tinha na mochila, e um outro apresentou o dossier individual de arquivo dos trabalhos e outros mais materiais que deixam na escola. Tiveram também conhecimento da existência de um horário com as diferentes áreas curriculares  e contactaram com os manuais.
Este momento de conversação e partilhas permitiu aos mais pequenos estabelecer paralelismos, a vários níveis, entre o Jardim de Infância e a Escola e manifestar pensamentos, opiniões e até preocupações…
Posteriormente, enquanto se apercebiam do decorrer da aula de matemática do 1.º ano, eles próprios desenvolveram várias tarefas, orientados por mim.
Começaram por recordar o que precisavam levar na mochila para a escola, recortando e colando, depois, os respetivos materiais numa “mochila “
No período da tarde, ofereci-lhes um “copo” dizendo que íamos beber um poema (escrito por mim, propositadamente para o momento).
 O poema primeiro foi lido, em grande grupo, pela professora  e depois por um aluno e fizemos a interpretação coletiva do mesmo, dando sempre oportunidade aos mais novos.
Enquanto o 1.º ano passou a realizar uma ficha do manual de português,  coube-nos a nós continuar com o poema, o qual lhes voltei a ler e que eles seguiram indicando com o dedito cada verso, tal como eu. A propósito da afirmação “beber” um poema, falamos dos sentidos e respetivas funções.
Para concretizar a interpretação do texto dei a cada criança um conjunto de três imagens, as quais tinham de fazer corresponder ao poema e, depois de colorir, colar no verso da folha do poema ,segundo a sequência lógica.
Terminámos o dia com a canção da Banda Top (personagens dos manuais do 1º ano), que acompanharam com coreografia, visualizada no quadro interativo.Todos adoraram e se portaram lindamente. Mais velhos orgulhosos por darem a conhecer o tanto que aprenderam e mais novos envaidecidos por já estarem (e souberam estar!) ali.A Escola Básica da Sequeira (mais vulgarmente conhecida por Centro Escolar), pelo facto de compreender o Pré-escolar e o 1.º Ciclo no mesmo edifício e dispor de diferentes recursos físicos comuns (entre eles: biblioteca, sala de informática, ginásio, refeitório…)  constitui  um espaço privilegiado e facilitador de uma verdadeira articulação e de uma suave transição do pré-escolar para 1.º Ciclo.

                         
                                                                                   Elsa Gonçalves     
                                                                                    (Educadora de Infância em Apoio Educativo no 1.º Ciclo)