sexta-feira, 7 de junho de 2019

Aniversário do Tratado de Tordesilhas


Durante a Expansão Marítima, Portugal alcançou o pioneirismo nas navegações, destacando-se bem mais que os outros países. Mas a Espanha também entrou na disputa (um pouco atrasada) pelas novas terras que ambos iam descobrindo.
Em 1492, Cristóvão Colombo realizou uma das maiores descobertas daquela época: as terras a oeste. Isso aumentou a disputa. Foi necessário que os governos desses dois países pedissem ao papa que fizesse uma divisão das terras descobertas e das terras que ainda estavam por descobrir. Essa divisão ficou conhecida como Bula Inter Coetera: as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha, seriam da Espanha.
   Porém, o rei D. João II ainda estava insatisfeito e com medo de perder as terras que havia conquistado, pediu a revisão desse primeiro acordo. Essa mudança de ideia repentina, em 1494, é um forte indício de que Portugal já sabia das terras localizadas no sul do novo continente descoberto pelos espanhóis. Para evitar qualquer conflito, a 7 junho, a Espanha assinou a revisão dos acordos, agora chamados de Tratado de Tordesilhas. Neste novo tratado, ficou definido que: os limites de 100 léguas agora seriam de 370 léguas. Assim, os portugueses possuíam boa parte do território do Brasil, mesmo que estas terras fossem descobertas pelos espanhóis.