Às oito e um quarto, do dia
seis de maio, iniciava-se um longo caminho de trabalho e diversão. O caminho
rumo a Lisboa, com sucessivas paragens, não poderia ser melhor, pois o bom
ambiente tomou conta dos presentes.
Além do bom ambiente vivido no autocarro, novas amizades surgiram com as delegações dos círculos que iam entrando no mesmo autocarro onde já iam os deputados do círculo da Guarda.
Além do bom ambiente vivido no autocarro, novas amizades surgiram com as delegações dos círculos que iam entrando no mesmo autocarro onde já iam os deputados do círculo da Guarda.
Com a chegada à Casa da
Democracia, por volta das treze horas e trinta minutos, seguiu-se a acreditação
dos professores, jornalistas e deputados que se deslocaram para as respetivas
salas onde iam decorrer as reuniões das Comissões de Trabalho.
As
comissões de trabalho foram presididas por deputados, que no caso da primeira
comissão onde estavam os alunos da Escola da Sé, foi presidida pelas deputadas,
Margarida Lopes, do PSD e, Ângela Moreira, do PCP.
Por volta das quinze horas,
iniciava-se uma visita guiada ao Palácio de São Bento destinada aos jornalistas
e aos professores. Esta visita guiada começou pela Escadaria Nobre e logo aqui
começou a satisfação pelo conhecimento. O guia salientou os feitos dos que ali
estão representados, destacando Afonso Costa, natural de Seia. Este foi um dos
principais obreiros da implantação da República, em Portugal. Prosseguimos,
para a sala do Senado, que foi inaugurada em 1867, durante o reinado de D.
Luís, cujo retrato está exposto nesta sala. Percorrendo o Palácio de S. Bento,
encontramos a sala dos Passos Perdido, onde decorrem as entrevistas rápidas,
quando há plenários, bem como a entrada para a sala destinada às conferências
de imprensa. Por fim, a visita terminou na sala das Sessões, onde, decorrem as
sessões plenárias e sessões solenes como é o caso da sessão da tomada de posse
do Presidente da República ou a sessão comemorativa do 25 de abril.
Após a visita guiada ao Palácio
de São Bento, os jornalistas do Parlamento dos Jovens tiveram a oportunidade de
conversar com os alunos do curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, acerca de uma sessão
de esclarecimento sob o tema “princípios básicos de uma notícia”.
Pelas
dezasseis horas, iniciava-se uma pausa nas comissões para o lanche, visto que
de estômago vazio ninguém trabalha.
Após esta pausa, as comissões
retomaram as atividades para a redação final do projeto de recomendação e a
seleção das perguntas a apresentar ao Plenário. A pergunta mais votada foi a do
círculo da Guarda, que foi respondida pelo representante do PSD, no plenário do
dia sete de maio, e que aqui se transcreve: “Dada a importância dos oceanos
para a sustentabilidade do planeta, como pensam os senhores deputados
concretizar este projeto, que é da responsabilidade intergeracional, no sentido
de reverter o impacto das atividades e atitudes humanas, uma vez que a minha
geração considera que não foram tomadas atitudes responsáveis em prol do
planeta”.
Terminados os trabalhos nas
comissões, seguiu-se o programa cultural. Assim, na sala do Senado, deputados,
professores e jornalistas usufruíram de uma peça teatral intitulada “Geração
Facebook”. O dia, na Assembleia da República, terminou com um jantar majestoso
no refeitório dos monges.
O merecido descanso levou-nos a
pernoitar na Pousada da Juventude do Inatel no Parque das Nações.
No
dia sete de maio, chegou o momento mais aguardado, o Plenário, que decorreu na
sala das Sessões, e teve início com os discursos do presidente da Assembleia da
República, Eduardo Ferro Rodrigues, do presidente da comissão de educação e
ciência, Alexandre Quintanilha, e da secretária de estado adjunta da educação,
Alexandra Leitão. Após os discursos de abertura, decorreu um período de
perguntas aos deputados da Assembleia da República.
Como noticiado anteriormente, o
círculo da Guarda colocou a sua pergunta ao deputado Pedro Pimpão do PSD.
Depois das doze perguntas respondidas pelos seis deputados da Assembleia da
República, em representação dos grupos parlamentares, seguiu-se o debate de
recomendação à Assembleia da República sobre o tema. Enquanto decorria o
Plenário, na sala dos Passos Perdidos, os jornalistas tiveram a oportunidade de
fazer perguntas a vários deputados da Assembleia da República. Por volta do
meio dia, decorreu uma conferência de imprensa dedicada aos jornalistas do
programa parlamento os jovens com o presidente da comissão de educação e
ciência, Alexandre Quintanilha. A poluição dos oceanos e a Educação foram os
temas em destaque nesta conferência. No final da primeira parte do Plenário,
foi tirada uma fotografia de grupo para mais tarde recordar.
Depois
de um reconfortante almoço, o Plenário foi retomado com o objetivo de concluir
o debate e a votação final global da recomendação, composta por dez medidas,
sendo a primeira medida originaria da primeira comissão, onde os deputados do
círculo da Guarda estavam presentes. A sessão terminou com a entoação do Hino
Nacional e a entrega dos Diplomas de Participação pela coordenadora do grupo de
trabalhos do parlamento dos jovens da comissão de educação e ciência, Margarida
Balseiro Lopes.
Deputados e jornalistas rumaram
ao “lar doce lar” com a missão cumprida e felizes pela prestação. Deputados,
jornalistas e professores tiveram, ainda, direito a um reconfortante lanche.
De acordo com o testemunho dos
alunos da Escola da Sé, é “uma experiência a repetir”, ficando, provado que os
jovens são dinâmicos e interessam-se pela política do país quando as causas são
nobres.
Como repórter de serviço, posso
dizer que esta experiência foi muito gratificante a todos os níveis, ficando
ainda mais desperto para todos estes temas. Fiz novas amizades e fiquei
igualmente motivado para o trabalho em grupo. Testemunho também, ser uma
experiência a repetir dado que vai permanecer na minha memória. Dizer ainda que
este tipo de iniciativas ajudam a construir uma sociedade mais ativa pelo que
devem continuar a ser dinamizadas.
Resta agradecer à professora
Rosa Lero a dedicação e empenho ao longo de meses de trabalho no programa
Parlamento dos Jovens.
Concluindo, parafraseando o
poeta António Gedeão, é bom que se diga em abono da verdade que “Sempre que o
homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma
criança.”
Rodrigo
Cavaleiro 9ºB Escola da Sé