sexta-feira, 24 de maio de 2019

PROJETO “SEMENTES CONSCIÊNCIA” | 3ºAno- Escola Básica da Sequeira

Ação de sensibilização “Cultura biológica”
Professor Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira

No âmbito do projeto “Sementes Consciência”, no dia 23 de maio, das 11 às 12 horas, o professor Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira, do Agrupamento de Escolas da Sé, veio à Escola Básica da Sequeira orientar uma ação de sensibilização sobre “Cultura biológica” aos alunos do 3º ano (três turmas, num total de 64 alunos).
Começou por falar da agricultura ao longo dos tempos, da agricultura intensiva, suas vantagens e desvantagens/riscos para se centrar na agricultura biológica que é um sistema de produção agrícola (vegetal e animal) que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, privilegiando a utilização dos recursos locais e evitando o recurso a produtos químicos.
Numa segunda parte experimental, os alunos aprenderam a preparar um solo rico e biologicamente produtivo para ser utilizado na sementeira ou plantação obedecendo às seguintes indicações: o vaso/recipiente deve ser furado, ter uma base com gravilha, pedaços de telha ou paus pequenos cortados, folhas secas, palhas ou húmus de minhoca para amaciar, areia do rio para arejar e terra normal.
Identificaram algumas das plantas mais consumidas por todos nós.
Os alunos foram muito recetivos, estiveram motivados, atentos e participaram ativamente, todos queriam meter as mãos na terra.
Foi uma atividade muito enriquecedora que ajudou os alunos a compreender o papel de cada um de nós.
É importante fomentar ações tendentes a ampliar o conhecimento dos produtos biológicos e do seu consumo para proteger os recursos naturais e preservar a biodiversidade.

Professora Lurdes Gonçalves