sábado, 18 de maio de 2019

Projeto "Sementes Consciência" | Plantas autóctones do distrito da Guarda

 As docentes do 3º ano de escolaridade, da Escola Básica da Sequeira, estão a desenvolver um projeto relacionado com a floresta denominado ”Sementes com ciência” porque é importante preservar a floresta para termos boas condições para nós e para as gerações futuras.

Hoje chegou a fase de conhecer as plantas/árvores autóctones da nossa região, do distrito da Guarda e para isso promoveram uma ação informativa para os seus alunos com o Professor José António Marques.
Falou da reprodução das plantas através da semente e da importância da fecundação feita com a ajuda dos insetos.
As plantas autóctones são espécies originárias do próprio território que habitam.
Uma floresta (ou bosque) é um conjunto natural de espécies arbóreas e diversas espécies vegetais arbustivas e herbáceas que vivem e interagem entre si formando um ecossistema.
Seguem algumas espécies arbóreas de Portugal (e também do nosso distrito da Guarda): plátano, freixo amieiro, loureiro, carvalho, pinheiro, castanheiro, pinheiro bravo, aveleira, sabugueiro, oliveira, medronheiro, mostajeiro, giesta, cipreste,macieira…
A utilização de plantas autóctones no jardim contribui para uma maior sustentabilidade, pois estas não necessitam de muita manutenção e não requerem cuidados especiais. Isto porque estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, tornando-se mais resistentes a pragas, doenças e a longos períodos de seca ou de chuva intensa.
As florestas ou bosques autóctones ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos. Como fazem parte do nosso ecossistema são importantes reguladores do clima, do ciclo hidrológico, da poluição (melhoram a qualidade da água e do ar). São lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais, gerando um habitat equilibrado e repleto de biodiversidade.
Aqui fica o alerta para a beleza e importância das plantas para todos nós.