quinta-feira, 14 de junho de 2018

Uma Aula Diferente

No passado dia 18, na parte da manhã, os alunos dos 3º e 4º anos da Escola do Bairro da Luz tiveram uma aula diferente e fora do espaço habitual.
    Pelas 9h e 15, saíram de autocarro até ao Verdugal, local onde visitaram uma fábrica de cutelaria. Lá puderam observar todas as fases necessárias para o fabrico de uma faca. Viram também a forma tradicional de trabalhar o ferro e a forja, que foi substituída por um forno elétrico. É uma fábrica familiar e um pouco artesanal que funciona apenas com cinco trabalhadores. Para além das facas, de diversos tamanhos, também fabricam foices e navalhas.
    Seguiram depois, em grupos, a caminho da Pera do Moço efetuando um percurso de orientação na natureza. A partir dali prosseguiram de autocarro até à anta e ao castanheiro gigante, o maior da Europa.
    Os alunos, de uma forma divertida, puderam aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula, em todas as áreas curriculares. Através de um guião e de um mapa desenharam, resolveram problemas, escreveram poesia e fizeram descobertas. Em ambiente natural tocaram, ouviram, cheiraram e viram, tornando a aprendizagem mais real e interessante.
    Foi uma atividade enriquecedora e do agrado de todos.


Escola Básica do Bairro da Luz 

Alunos dos 3ºA e 4ºA