quarta-feira, 20 de junho de 2018

MEMÓRIAS DA ALDEIA


Nos dias 11 e 12 de junho de 2018, o departamento do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Sé realizou uma visita à localidade de Carpinteiro intitulada “Memórias da Aldeia”. Duzentas e cinquenta crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade passaram a manhã em ambiente rural.

Carpinteiro é uma aldeia de gente que soube preservar arte de Mestres e é Mestre na arte de bem receber.
Tratou com carinho todos os instrumentos dos artesãos de antigamente. À força de golpes e pancadas certeiras saíram alfaias que moldaram personalidades fortes, íntegras e trabalhadoras. Nem a dureza dos trabalhos do campo apagou sorrisos, nem… olhares francos e diretos; não calou as vozes de quem reza cantando à Senhora do Bom Sucesso. Ali crescem legumes em hortas perfeitamente alinhadas e encostadas aos regos da água…que, desenhados com régua e esquadro não ficariam melhor.
O Príncipe, com as orelhas de burro levantadas de admiração, puxou a carroça pesada de risos e gargalhadas; pequenos e grandes… felizes!!
Uns pela novidade, habituados ao ruído e ao fumo de outros cavalos, outros lembrando fabulosas viagens na meninice.
Com as pessoas que nos receberam, deixámos correr o tempo em conversas e lembranças … alguns, com muitos anos já passados do meio século deixaram renascer a criança e vai de jogar ao arco, de rir a bandeiras despregadas com jogos e brincadeiras de outrora. Se mais não houvesse para dizer podemos afirmar todos que este projeto serviu dois propósitos:
revivemos memórias passadas e construímos memórias futuras.
BEM HAJAM