terça-feira, 10 de maio de 2022

Xadrez

 Desafiei os alunos a escrever um artigo sobre o Xadrez  e 2 fizeram.


                                                                     O que é o Xadrez?

O xadrez é um jogo antigo de tabuleiro que se pensa remontar á antiga Ásia e agora é difundido por praticamente todo o Globo.  Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C. É um jogo de raciocínio que tem 32 peças, sendo 16 brancas e 16 pretas.


Quais são as peças do xadrez?

 Há várias peças de xadrez, uma delas é o peão, que na primeira jogada pode-se mover duas casas para a frente, mas nas próximas só pode jogar uma casa para a frente. O cavalo só pode se mover em “L”, se não fizer isso, a jogada está incorreta. A torre só se pode mover em linha reta. As jogadas do bispo só podem ser em linha diagonal. A dama move-se em linha diagonal e em linha reta. Será que a dama é a peça mais importante do jogo? Não, a peça mais importante do jogo é o rei: sem rei não há jogo. O rei pode se mover uma casa de cada vez em qualquer direção.

 


Como se joga Xadrez?

O objetivo do jogo é dar Xeque-mate, bloqueando toda as casas do rei, dando cheque. O cheque é feito ameaçando o rei com uma peça inimiga. Um rei nunca pode ir para uma casa em que ficaria em cheque, o que por vezes resulta em afogamento do rei, ou seja, empate entre os dois jogadores. Isso acontece quando o rei não se pode mover para nenhuma casa sem ficar cheque. Uma jogada especial é o roque, que só pode ser feito quando nem o rei nem a torre foram movidos nesse jogo, e o caminho está desimpedido.

 


Notas finais

Jogar xadrez é desenvolver a mente, trabalhar a concentração e melhorar o raciocínio.

 

Trabalho realizado pelos alunos da turma do 4º ano do Bairro da Luz:

Gonçalo Rodrigues e Rafael Encarnação

Professora Aida Ferreira