sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fósseis

 Na quarta-feira, o Ricardo trouxe-nos um fóssil de um ser vivo, de nome amonite.

A Maria Clara perguntou o que era um fóssil e pesquisando com a ajuda do professor, aprendemos o que era um fóssil e ficámos a saber que, não muito longe da Guarda, no concelho de Idanha-a-Nova, era possível ver fósseis de trilobites.

No mesmo dia, em casa, o Gabriel Reis fez pesquisa sobre o tema e decidimos partilhar.

 


Na N

Os fósseis são registos de seres vivos que existiram no passado e que, de alguma forma, foram conservados. Esses seres vivos podem estar preservados em rochas, areia, gelo e, até mesmo dentro de outro fóssil. Os dinossauros são as grandes estrelas quando falamos em fósseis. Quem nunca sonhou em descobrir um grande esqueleto de dinossauro?

No entanto, é importante lembrar que fósseis não são apenas ossos. Uma pegada pode ser um fóssil e, até mesmo, as fezes ou um dente. Sim, as fezes também podem se fossilizar e, nesse caso, são chamadas de coprólitos.

Todos os seres vivos morrem e sabemos que rapidamente seus restos desaparecem da natureza. Para que esse ser vivo se transforme em fóssil, ele não pode ser decomposto após sua morte. Sendo assim, ele deve ser rapidamente recoberto por fragmentos de rocha (sedimento), congelado ou aprisionado por substâncias produzidas por vegetais (âmbar).

Fósseis de plantas, de animais, Humanos, animais voadores …´


Fósseis em Portugal

Em Portugal foram descobertos dois fósseis humanos muito importantes para toda a história da paleontologia, são eles o fóssil do menino do Lapedo, que faz agora 20 anos, e o crânio da Aroeira, encontrado em 2013.

A criança do Lapedo, com perto de 25 mil anos, que jazia no Vale do Lapedo, perto de Leiria, é o fóssil humano mais completo alguma vez encontrado no território Português.

O crânio da Aroeira, tem uns impressionantes 400 mil anos, fazendo dele dos mais antigos fósseis de Portugal, e foi encontrado no complexo arqueológico do Almonda, em Torres Novas.



3º ano, do Bairro da Luz

Professor Agostinho Lopes