segunda-feira, 15 de novembro de 2021

15 de novembro /Dia da Nacional da LGP

 “Eu nasci com a voz nas minhas mãos.”

“Eu sou os Olhos que ouvem e as mãos que falam.”

 O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se todos os anos no dia 15 de novembro, tendo como objetivo a valorização e a proteção da mesma. A Língua Gestual é um instrumento de acesso à educação e de promoção da igualdade de oportunidades, um meio de expressão cultural da comunidade surda.

Neste dia, o Agrupamento de Escolas de Sé- Guarda desenvolveu várias atividades nas turmas dos alunos surdos, que consistiram em ações de sensibilização, desenhos e frases dos alunos das turmas do 2º e 3º ciclos. No 1º ciclo fizeram desenhos e frases ligados à LGP. Para além destas atividades, os alunos também fizeram um cartaz.

Com os alunos das turmas do 5º e 9º anos organizaram -se debates sobre a temática e realizaram-se jogos de mímica para promover a integração e a luta contra a discriminação.

As atividades foram desenvolvidas pela docente de Marta Amaral e traduzidas pelos intérpretes Miguel Moreira e Beatriz Cardoso.

Podemos considerar que o dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa foi um sucesso. Fica o nosso agradecimento aos professores Cristina Jorge, Cristina Vicente e Manuel Gonçalves por colaborarem com as nossas atividades.