sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Dia da Floresta Autóctone

 No Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, a Escola da Sé também deu a sua colaboração para um melhor ambiente.

  Os alunos das turmas do quinto ano e uma turma do sexto ano, participaram em várias atividades de sensibilização e intervenção para uma melhor sustentabilidade ambiental.

Contaram com a colaboração dos colegas do ensino profissional    da professora Amélia  que com a importante ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia da Guarda abriram previamente as covas para serem plantadas várias espécies da nossa Floresta Autóctone.

Durante o dia ajudaram os alunos ajudaram a montar a exposição   do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Depois, organizados em equipas de trabalho procederam à plantação de azevinhos, loureiros, carvalhos, mostajeiros, medronheiros, etc.

 O trabalho foi orientado pelo Sr.  engenheiro Borges do ICNF e pelo professor   Joaquim Diamantino que explicaram a metodologia a aplicar, de forma a garantir a sobrevivência das pequenas árvores. Colaboraram também dois elementos da Fraternidade Nuno Alvares, associação de escuteiros adultos desde sempre defensores da natureza e o professor Henrique, a professora Sandra e a professora Lurdes Fonseca da Escola da Sé que orientaram os alunos durante a atividade.

 Mais tarde tiveram lugar na Biblioteca da escola dois colóquios sobre a Floresta Autóctone, muito participados e animados com leituras e a canção “A arvore da Montanha”

Foi também apresentada    a primeira placa   de identificação das espécies arbóreas existentes no recinto escolar. Durante o ano letivo cada espécie será identificada pelo seu nome vulgar, nome científico e através das línguas em uso no agrupamento, nomeadamente inglês, francês, espanhol, língua gestual portuguesa, braille e ainda por um código QR que permitirá através do smartphone aceder à informação completa sobre a árvore em causa.

 A estrutura metálica das placas está a ser realizada pela turma do ensino profissional do professor Salvador. Este trabalho só está a ser possível pela colaboração dos diferentes departamentos, alunos e professores envolvidos. Durante a tarde ocorreu ainda uma oficina de sementeira de espécies arbóreas   em caixas de leite que mais tarde irão enriquecer o património florestal da escola.

  Foi um dia cheio de trabalho e emoções.