sábado, 27 de novembro de 2021

Guarda, (Feriado Municipal)

 Reza a História de Portugal

Que por terras da Guarda

Andou El Rei D. Sancho I

E em novembro de 1199

Deu à cidade o arrojado foral

Com pompa e grande arraial!

E, assim, a urbe se defende

Da Maura lança que enfraquece.

 

Nas suas andanças e caminhadas

Com a ruiva Ribeirinha se cruzou

E uma paixão assolapada brotou

Que a Cantiga de Amigo perpetuou:

 

Ai eu, coitada, como vivo em gram cuidado

Por meu amigo que ei alongado!

           Muito me tarda

           O meu amigo na Guarda!

 

Ai eu, coitada, como vivo em gram desejo

Por meu amigo que tarda e nom vejo!

           Muito me tarda

           O meu amigo na Guarda!

                                                     

Agora é Sancho que vos fala:

- Guarda, urbe formosa e farta,

A minha lhana cantiga guarda

Para que em cada lindo dia

Eu sinta também alongada

A minha vida e a minha História!


Professora Emília Barbeira, Escola da Sé



Foto: Câmara Municipal da Guarda