sábado, 29 de maio de 2021

Projeto “A Terra de Escrita”| Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

 Oficina de Ilustração com Marina Palácio 

“Hoje é um dia azul cheio de infâncias, percursos, ..." 

 Na educação artística, a intencionalidade é essencial para o desenvolvimento da criatividade das crianças, alargando e enriquecendo a sua representação simbólica e o seu sentido estético.  

A Oficina de Ilustração com a artista Marina Palácio proporcionou ao grupo de crianças um conjunto de experiências, que envolveram o desenvolvimento articulado de estratégias, entre o uso de elementos naturais e orgânicos, um olhar de pormenor da imagem de animais e o viajar nas palavras de poemas de escritores da região, como Ladislau Patrício e Helga Moreira.  

  Esta atividade (ainda que orientada online) permitiu à criança apropriar-se progressivamente de diferentes técnicas e conhecimentos, através da exploração, experimentação e observação, utilizando-as de modo intencional nas suas produções, bem como ensaiar formas de expressividade e soluções próprias. (2016,OCEPE) 

   Na expressão artística coloca-se muitas vezes a ênfase no fazer, é fundamental que, para além de experimentar, executar e criar, as crianças tenham oportunidade de apreciar, e de dialogar sobre aquilo que fazem (as suas produções e as das outras crianças). Nesta atividade tão rica em propostas e desafios, coube ao educador fazer as ligações entre elas, ajudando a construir as pontes com as palavras, os hipotéticos cenários e respetivas criações. 

    A atividade terminou com a apresentação/explicação da obra artística pelo seu criador às outras crianças e o registo fotográfico. 

1.O material foi recolhido no campo 

2. A casca de laranja serviu de mote… 

3. As imagens mostraram as formas …  depois foi só escolher, selecionar e posicionar os materiais e  a obra nasce…         

4. Os lápis de carvão e de argila contribuíram para enriquecer a criação do reino animal… 

 - O cavalo que corre a toda a velocidade, a aranha que apanha a abelha ou o louva-a-deus… 

5. A poesia de Ladislau remeteu-os para um olhar triste… As crianças bem tentaram…  mas todos olhos brilharam…   

6. A sessão terminou com uma apresentação individual da sua criação, a apreciação atenta do produto final e a manifestação coletiva de uma vivência agradável e divertida. 

      Um agradecimento a todos os que contribuíram para a realização desta atividade, especialmente à Marina Palácio e aos serviços da BMEL. 

 

Jardim de Infância Póvoa do Mileu

A educadora, Ana Monteiro Terras Anjos Lopes