quarta-feira, 21 de abril de 2021

O sentimento AMOR

 O   sentimento AMOR está sempre presente na nossa vida seja, na família, religião, amigos, pensamento… 

O AMOR está ligado a numerosas emoções: a paixão, a atração, a adoração, o amor, a amizade, a afeição, o fascínio, a admiração, a estimação, a ternura, a afinidade, a solidariedade...E todas elas são muito complexas que influenciam os nossos comportamentos.

 A atração é quando uma pessoa tem um interesse intenso e vontade de aproximação a uma pessoa ou objeto, eu penso que ainda não me senti atraída por alguém…                                                                                                                                                                    

 A paixão é um sentimento intenso que nos leva a alterar o nosso comportamento, pensamento para favorecer a aproximação a alguém ou por algo, uma das minhas paixões é a ginástica artista.

  A adoração podemos senti-la quando valorizamos, reconhecemos e atribuímos um valor muito positivo a algo, que no meu caso posso dizer que sinto uma grande adoração pelo meu cão Cookie.                         

  O amor podemos senti-lo quando uma pessoa, um animal, ou um objeto faz parte da nossa vida e é insubstituível, eu sinto amor pela minha família pelo meu cão, pelos meus amigos… 

A amizade é uma emoção que podemos senti-la quando desejamos o melhor para outra pessoa, ou quando conseguimos sentir o que a outra pessoa está a passar, no meu caso eu sinto amizade pela minha amiga Bia 

A afeição é uma proximidade afetiva, ligação familiar, com uma pessoa, animal ou objeto. Eu sinto afeição pela minha mãe, pelos meus avós, pelo fio de ouro que a minha avó me deu…

O fascínio é um deslumbramento que provoca a vontade de aproximação, como eu tenho, pela cantora Billie Eilish.

A admiração por outro lado é quando valorizamos uma pessoa, objeto, ou animal e que merece respeito, eu admiro muito o Youtuber Felipe Neto.

A estima é uma emoção que podemos senti-la quando atribuímos um valor positivo a comportamentos ou caraterísticas de uma pessoa, objeto ou animal. Eu tenho grande estima pela minha família e amigos…

A ternura é uma caraterística ou comportamento de quem demonstra carinho, que pode ser por uma pessoa objeto ou animal. Eu sinto grande carinho pela minha mãe pelos meus avós pelo meu cookie…

A afinidade é quando uma pessoa se identifica com outra, ou seja, quando temos gostos em comum, quando concordamos com as mesmas coisas… Eu tenho afinidade com a minha amiga Bia, pois gostamos das mesmas roupas das mesmas músicas, dos mesmos jogos…

A solidariedade é quando alguém está disposta a ajudar, a defender ou acompanhar outra pessoa numa dada situação, eu sou solidaria com os meus amigos com a minha família…

  Como se vê o sentimento AMOR é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou coisa.

Leonor Ponte Fernandes, 5º B,  Escola da Sé

( Orientação Escolar)


Fotografia: Professora Margarida Gama, Escola da Sé