quinta-feira, 29 de abril de 2021

(Des)igualdade de Género

 O Projeto Desenvolver Igualdade surge na escola de S. Miguel, a partir de um protocolo entre a Escola e a ADM Estrela, assumindo-se desta forma a importância da promoção e integração da perspetiva de género na escola. É crucial consciencializaras crianças e os jovens para a importância da implementação de práticas inclusivas e livres de estereótipos de género. Assim, na disciplina de Orientação Escolar, foram colocadas em prática um conjunto de atividades alusivas à temática de Igualdade de Género. Desejamos que o projeto Desenvolver Igualdade possa ser um instrumento de trabalho ao serviço de todas aquelas que pugnam pela promoção da Igualdade de Género.

                                (Des)igualdade de Género

Na minha opinião, a desigualdade de género já devia ter terminado, mas continua a ser,ainda hoje, um grande desafio.

Há um grande caminho a fazer em matéria de direitos humanos. As mulheres continuam, na atualidade, a ser discriminadas: em algumas empresas o homem ganha mais que a mulher, quando deviam receber o mesmo, uma vez que trabalham em cargos iguais ou com a mesma função; elas são menos promovidas; ocupam cargos menos importantes e têm empregos mais precários. A desigualdade salarial atravessa gerações e a pandemia parece ter vindo agravar ainda mais esta situação. Antigamente, era a mulher que ficava em casa, cuidava dos filhos e fazia todo o tipo de tarefas domésticas, contudo, elas têm vindo a assumir um papel de destaque na sociedade.

Assim, vamos fazer do século XXI um século de mudança e transformar a (des)igualdade em igualdade de oportunidades, direitos e liberdades, contribuindo deste modo para a eliminação de estereótipos!

Eduardo Miguel Terras Cardoso, nº1, 6ºC, Escola de São Miguel

(Orientação Escolar)


Imagem: INPSIC