Depois de sete semanas encerrado o Jardim de Infância reabre as portas, para receber as crianças expectantes, com saudades dos amigos e das brincadeiras com a educadora. Foram muitos dias em casa, com as limitações ao nível de espaço, da autonomia, com os mesmos companheiros e poucas rotinas. As crianças chegaram ansiosas, agitadas e ávidas de movimento e correrias, com muita vontade de partilhar ideias, espaços, jogos e brincadeiras que a E@D (educação à distância) não permitiu.
Para este novo recomeço educativo o Jardim de Infância Póvoa do Mileu, como comunidade de aprendizagem, onde cada canto e recanto tem intencionalidade educativa, onde a mente e a sensibilidade são partilhadas, reorganizou o espaço ao ar livre, com ajuda da representante dos encarregados de educação.
Nestes novos espaços do jardim surgirão histórias da família, da investigação com materiais, teorias, hipóteses e claro muitas negociações… será um lugar para aprendermos juntos sobre o mundo real e sobre os mundos possíveis da imaginação, onde as crianças possam descobrir o uso da mente, da imaginação, dos materiais, aprendam a tomar decisões, fazer escolhas e conhecer o poder de fazer isso juntos.
“É preciso desconfinar o corpo em todos as suas dimensões
“
Professor Carlos Neto