terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Gigante Egoísta

 Uma história que ensina Generosidade!

 Sabemos que a nossa professora gosta muito da história do Gigante Egoísta. Então, chegámos à escola e quando entrámos havia muitas surpresas! Um Gigante de pernas fininhas e barbas compridas, uma árvore de inverno, um cenário que parecia um jardim, um cartaz com envelopes e uma caixa mistério que continha bonecos com os nossos nomes.

A professora começou por contar a história do Gigante. Um Gigante que depois de uma viagem regressou. Ele não gostou de ver as crianças brincar no seu jardim e construiu um muro para elas não entrarem. Por essa razão, a primavera não chegava aqui…

Mas um dia, o Gigante ainda estava deitado, quando ouviu um pintarroxo cantar e olhou para fora e viu que por um buraco pequenino do muro, as crianças tinham entrado e estavam sentadas nos ramos das árvores. As árvores ficaram tão contentes que ficaram cheias de flores.

O Gigante apercebeu-se de que tinha sido muito egoísta! Desceu as escadas e saiu para o jardim e as crianças quando o viram fugiram. Menos uma. Um menino pequenino que tinha os olhos cheios de lágrimas e que o Gigante ajudou a subir à arvore. A partir desse dia as crianças passaram a brincar livremente naquele lugar.

Depois de ouvirmos a história falámos muito sobre a importância de sermos generosos. De seguida, foi-nos apresentado um cartaz numerado de um a dezasseis, o número de alunos da nossa turma e cada um de nós respondeu a uma pergunta. As perguntas eram de Português, Matemática, Estudo do Meio e Formação Cívica. À medida que cada um de nós respondia, colocava o seu “boneco” na árvore.

E assim assistimos a um “espetáculo maravilhoso! As crianças na árvore como frutos da generosidade do Gigante.

 Turma 3/4 Centro Escolar Vale do Mondego







Professora Elsa Cascais