No final do primeiro mês deste novo ano, os alunos da turma do 2º C da Escola Básica da Sequeira foram cientistas de palmo e meio, numa aula de ciências experimentais, em partilha pedagógica da docente Aurora Ricárdio com as colegas Maria Helena Pinto Pedro, titular da turma e a docente Ana Cristina Silva Diogo, de apoio individual a um aluno do 4º ano. A aula teve como finalidade última a melhoria das aprendizagens dos alunos, de modo que possam gradual e sistematicamente observar e manipular a realidade, caminhando para a abstração e para a construção sólida dos conceitos. Pretendeu ainda promover o interesse pela escola, evitando o absentismo e abandono do aluno do 4º ano e, em simultâneo, facilitar a sua inclusão no ambiente escolar.
A
aula proporcionou oportunidades para todos os alunos desenvolverem ideias,
competências e atitudes, através da capacidade de levantar questões, experimentar
e de descobrir, por si próprio, de explicar e confrontar as suas conceções alternativas com as dos
companheiros, justificar as suas opiniões e desenvolver processos utilizados na
realização de atividades.
Os
alunos foram confirmando que algumas das suas previsões se confirmaram,
correspondendo à realidade observada. Em algumas situações puderam verificar o
contrário, sendo uma oportunidade de melhorar as aprendizagens, trazendo
respostas a dúvidas sobre assuntos tão próximos e, em simultâneo, tão distantes
na concretização do conhecimento.
Esta atividade desenvolveu uma atitude de interesse, apreciação e gosto pela Ciência, contrariando a menoridade da área das Ciências no currículo do 1º Ciclo.
Professora Aurora Ricárdio