sexta-feira, 26 de junho de 2020

Feitiços caseiros


Um distrito, dois concelhos e catorze famílias em contacto diário, construindo uma rede de laços, de partilha e de comunicação.
Todos no mesmo barco ou a união faz a força, nunca foram frases tão verdade como hoje.
Em tempo de pandemia as famílias tiveram tempo de descobrir atividades prazerosas para fazer com as crianças.  Mascararam medos e angústias e fizeram magia dentro de portas.
Com tanta sorte, a neve fez uma visita coletiva no dia 31 de março e despertou vontades comuns…vestiram-se os casacos, puseram-se os gorros e…todos para o quintal!!! Bem embrulhadinhos, construíram bonecos de neve e partilharam diferentes formas de fazer…criatividade e sorrisos no quintal. Os mais pequenos, viram e tocaram neve pela primeira vez em tempo de confinamento.
Todos num ecrã aplaudindo o esforço das nossas crianças e famílias que perceberam a importância do GRUPO e valorizaram afetos estabelecidos na sala de aula.
Quebraram-se rotinas, tremeu o corrimão de segurança das famílias e inventou-se uma nova maneira de viver o HOJE. O telemóvel passou a ser ferramenta indispensável para reunir crianças e famílias, falar e mandar fotografias e filmes em tempo mais ou menos útil.
Conseguimos fazer trabalhos de grupo e marcámos presença em diversas solicitações!!!
Conseguimos partilhar dúvidas, ansiedade, alegrias e sucessos!!
Conseguimos manter vivo o espírito de grupo das nossas crianças!!
Conseguimos tirar vantagem do isolamento imposto pelo coronavírus!!
Conseguimos fazer feitiços…e estamos de parabéns.

Ema Mateus
Jardim de Infância de Panóias.