quarta-feira, 3 de junho de 2020

Campeonato Nacional de Xadrez Escolar 2020

Com grande surpresa para as escolas, a Federação Nacional de Xadrez organizou o primeiro Campeonato Nacional de Xadrez Escolar Online.Como os últimos torneios previstos não foram realizados, por culpa do Covid, a Federação organizou um Campeonato Aberto a todos os membros do Desporto Escolar. Não se tinha realizado o último torneio distrital, que somado aos 2 já efetuados e jogados apurariam para o Campeonato Regional, o qual apuraria os finalistas para o Nacional.
O Agrupamento de Escolas da Sé fez-se representar por 9 alunos do 4º ano, 8 da Escola Básica da Sequeira e 1 da EB1 da Estação,no escalão de Infantis A. Neste escalão participaram 125 alunos de todo o país e pelo meio houve uma tremenda trovoada na região da Guarda, a qual fez cair a Internet e por esse motivo vários alunos foram impedidos de completar o torneio. Mesmo assim destaco a atuação do João Dinis que se classificou em 30º lugar com 4,5 pontos, o Afonso Costa em 38º, Guilherme Coelho em 48º e Dinis Calado em 50º todos com 4 pontos em 8 possíveis.


A Escola Secundária da Sé também participou, com 7 alunos:
-1 jogador no escalão Infantis B,
- 2 alunos no escalão de Iniciados
- 4 alunos no Juvenis, dos quais destaco o 19º lugar,com 5 pontos, do David Carriço e o 39º da Mariana Nunes, com 4 pontos em 115 participantes e 8 jogos.
Nos torneios distritais tinham participado a Escola da Cerdeira, a Escola Afonso de Albuquerque, o Agrupamento de Celorico da Beira, o de Figueira de Castelo Rodrigo e o Agrupamento de Escolas da Sé que pela primeira vez participou com alunos do 1ºCEB.
Afinal há um desporto que continuou a realizar competições durante o período de isolamento e de confinamento, tão pouco divulgado em Portugal, mas em muitos países considerado, ele sim o desporto Rei.

Aida Ferreira