quinta-feira, 4 de junho de 2020

Na escola, o uso da bicicleta poderá também ser uma oportunidade contra a COVID-19

No regresso dos professores e alunos à escola, findo o período de confinamento social devido à Covid-19, andar de bicicleta poderá ser uma das medidas a ter em conta. Muitos poderão começar a adotar este meio de transporte para voltar, progressivamente, à sua vida normal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou recentemente uma orientação técnica, onde cita: ”Sempre que possível, considere andar de bicicleta ou caminhar: isso proporciona distanciamento físico ao mesmo tempo em que ajuda a cumprir o requisito mínimo para a atividade física diária, que pode ser mais difícil devido ao aumento do teletrabalho e acesso limitado ao desporto e outras atividades recreativas”.
Várias cidades europeias estão adotando várias medidas no sentido de incentivar o uso das bicicletas e espera-se que em Portugal siga o exemplo. Recorde-se que um dos objetivos Específico do Orçamento de estado é o “Apoio à implementação de medidas de eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes”.
O Agrupamento de Escolas da Sé, tem promovido algumas iniciativas de incentivo do uso das bicicletas, tendo um grupo de BTT no âmbito do desporto escolar, promovendo também um cariz mais desportivo. Deixamos algumas fotografias da concentração de BTT que aconteceu no dia 6 de março de 2020, antes de ser declarado estado de emergência devido à pandemia da Covid-19.
Fica o convite, procure ser ativo, com ou sem bicicleta.
 
Henrique Costa
Professor responsável pelo grupo de BTT do AESE