quinta-feira, 4 de junho de 2020

Corações de maio: cuidamos do teu coraç

No Agrupamento de Escolas da Sé, a atividade “Corações de maio” tem sido, nos últimos anos, uma iniciativa agregadora de um conjunto de estruturas e projetos como a Biblioteca Escolar, o Programa de Apoio à Promoção e Educação em Saúdes (PAPES) e os Grupos Disciplinares. A estes, juntam-se profissionais da Unidade Local de Saúde, que contribuem para a dinamização de atividades destinadas à Comunidade Escolar.
Este ano, a iniciativa realizou-se tendo em conta os constrangimentos e desafios impostos pelo contexto atual. O objetivo, esse, manteve-se – assinalar a importância de cuidarmos da saúde do nosso coração.
Para tal, alunos de várias turmas responderam ao desafio lançado pela Biblioteca da Escola Sede, por intermédio das suas Educadoras, Professoras de 1.º Ciclo e Professoras das disciplinas de Oficina Recreativa, Orientação Escolar e Desenho A. A tarefa era simples: elaborar um coração recorrendo a técnicas à escolha dos alunos e a materiais que eles tivessem à disposição em casa.
Os resultados foram os mais díspares e surpreendentes. Cada trabalho revela um pouco de quem o fez, da sua inspiração, imaginação, preocupações ou desejos para o futuro. Todos mostram empenho e dedicação por parte dos Alunos e das suas famílias.
Ao partilhar estes trabalhos, queremos deixar uma homenagem, simples e sentida, a todos os que, na nossa Comunidade, enfrentam esta Pandemia, em particular os profissionais de saúde, e todos os trabalhadores da ULS, pela sua dedicação e esforço.
Agradecemos à ULS, na pessoa da Dr.ª Carla Fantasia, o acolhimento que deu à ideia da exposição e a oportunidade de dar este pequeno mimo a todos os seus colaboradores.
Deixamos um último, e especial, agradecimento às professoras, aos alunos e às suas famílias, pelo empenho e coragem com que abraçaram esta atividade e nos devolveram corações cheios de cor, carinho e afeto.
Com eles, partilhamos um sinal de esperança para o futuro. E o desejo de, um dia, não muito distante, podermos sentir, de novo, o calor dos abraços dos familiares e amigos.
Guarda, 28 de maio de 2020
Sandra Santos

EXPOSIÇÃO Corações de maio | ULS Guarda e AESé
A mostra de trabalhos estará patente no átrio do hospital (edifício novo) até ao final do mês de junho.

 

Ficha Técnica

Turmas | Professoras Envolvidas

Centro Escolar do Vale do Mondego
Jardim de Infância | Educadoras Licínia Meda e Lurdes Lopes
1.º Ciclo do Ensino Básico | Professoras Elsa Cascais e Manuela Antunes

Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos da Sé
5.º A, B e C | Professoras Ana Paula Fernandes, Célia Panoias e Margarida Gama
6.º A, B, C e D | Professoras Cristina Vicente, Lurdes Fonseca e Margarida Gama
12.º E | Professora Helena Mendes
Biblioteca Escolar | Professora Sandra Santos