sábado, 26 de outubro de 2019

PeddyPaper “ A deficiência trocada por miúdos”


     No dia dez de outubro, no período da manhã, a turma C do 4º ano foi desafiada a participar num projeto promovido pela Associação Salvador. A atividade consistia na realização de um PeddyPaper com perguntas sobre a acessibilidade aos diferentes espaços pelos deficientes motores.
    Começámos por assistir a um PowerPoint sobre a missão da Associação e foram-nos dadas dicas sobre a forma de avaliar os espaços. A nossa professora dividiu-nos em quatro grupos e saímos da escola rumo ao nosso desafio.
Iniciámos o PeddyPaper nas instalações da Caixa Geral de Depósitos, passámos pela Farmácia Moderna e pelo supermercado Continente “Bom Dia”. De seguida, avaliámos os espaços envolventes do percurso. Ainda fomos verificar as acessibilidades da Igreja de S. Miguel, da PSP e da Loja do Cidadão. Por último, analisámos as condições da nossa Escola.
     Concluímos que a maioria dos espaços visitados tinham entrada acessível para uma pessoa em cadeira de rodas, lugar de estacionamento reservado a pessoas com deficiência, casa de banho adaptada e era possível circular com uma cadeira de rodas no seu interior.
     Gostámos muito desta iniciativa porque nos permitiu sentir algumas das dificuldades sentidas pelas pessoas com deficiência motora.
     Concluímos também que a maioria dos espaços está adaptado às necessidades dos deficientes motores, infelizmente, não podemos dizer o mesmo dos passeios e das passadeiras porque nem sempre estão em condições para a circulação de uma cadeira de rodas.
     Foi uma atividade muito enriquecedora e divertida. Gostámos muito!
Turma do 4ºC
Escola Básica da Sequeira