terça-feira, 15 de outubro de 2019

Informação - GIA/GID

GID (Gabinete de intervenção disciplinar) 
GIA (Gabinete de informação e Apoio ao Aluno)

Todos temos noção de que nos dias de hoje lidar com problemas de indisciplina e outros, não é fácil. Por isso, acreditamos que o agrupamento tem um papel fundamental, e tem necessidade de analisar as causas, para compreender a sua dimensão e gravidade e poder definir um plano de atuação.
Ter um gabinete de intervenção disciplinar, permite-nos que possamos uniformizar procedimentos a nível do agrupamento. Este espaço tem uma equipa de professores que deve intervir sempre que se justifique, trabalhando em parceria com os diferentes membros que constituem a comunidade escolar, por forma a maximizar resultados.
No que diz respeito ao Gabinete de informação e Apoio ao Aluno, este tem um caráter diferente, nele desenvolvem-se ações de informação, educação e comunicação no âmbito da educação para a saúde e educação sexual. Visa também uma atuação integrada e multidisciplinar em situações de absentismo, abandono escolar, insucesso escolar, indisciplina, dificuldades de socialização e integração escolar.
O regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, previsto pela Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto, é assegurado por uma equipa interdisciplinar constituída pelos professores responsáveis pelo PAPES e profissionais técnicos da respetiva unidade de saúde escolar. No atendimento é garantido aos seus utilizadores o princípio da confidencialidade. Tem como objetivo geral promover a saúde integral dos jovens nas várias dimensões do bem-estar físico, mental e social.
Assim, informam-se os senhores professores de que caso um aluno tenha, reiteradamente, mau comportamento deverá ser encaminhado para o GIA a fim de conversar com o professor/técnico que se encontre lá nesse momento, e, de seguida, será acompanhado por um funcionário para o Centro de Recursos por forma a concluir as tarefas propostas pelo professor da disciplina.