No dia 16 de outubro de 1945 foi fundada a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) com a missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.
Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e o alcance da segurança alimentar, definida como o acesso permanente de todas as pessoas à alimentação de que necessitam para uma vida ativa e saudável. O Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o objetivo de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. Segundo dados do presente mês da UNICEF, pelo menos uma em cada três crianças menores de cinco anos (isto é, mais de 200 milhões crianças) está desnutrida ou com excesso de peso e quase duas em cada três crianças entre os seis meses e os dois anos não têm a alimentação adequada ao seu desenvolvimento.
Relativamente aos dados do nosso país, no passado dia 11 de outubro (Dia Mundial da Obesidade), a Direção – Geral da Saúde informou que as crianças portuguesas entre os 1 e os 6 anos de idade consumem o quádruplo da proteína que é recomendada e uma em cada três crianças tem excesso de peso. Acrescenta que 52% das crianças entre os 3 e os 6 anos consomem todos os dias bebidas açucaradas; 10% das crianças entre 1 e 3 anos comem sobremesas doces todos os dias; todas as crianças até aos 6 anos consomem mais sal do que deviam. No entanto, 55% das crianças entre os 3 e os 6 anos não consomem a porção de hortícolas que deviam.
Tendo em conta estes dados, a equipa do PAPES (Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde) não poderia deixar de assinalar o Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento com diversas iniciativas: leitura dramatizada da história O Livro com Fome, de André Madaleno, para alunos do pré –escolar ao 3º ciclo, nas Bibliotecas Escolares; e sessões de esclarecimento sobre Alimentação e Diabetes para os 6º e 9º anos, proferidas pela Senhora Enfermeira Adelaide Logarinho da UCSP.
Tomando como mote o famoso provérbio inglês “An apple a day keeps the doctor away”, a equipa do PAPES ofereceu a todos os alunos do 6º e 8º anos do Agrupamento uma maçã com um provérbio português, espanhol, francês ou inglês alusivo à prática de uma alimentação variada e equilibrada. Todas estas iniciativas fizeram parte de um projeto do PAPES “Cuidar de mim, cuidar dos outros” em colaboração com as Bibliotecas Escolares.