segunda-feira, 21 de março de 2022

Igualdade de Género

 

Violência doméstica

        A violência doméstica é todo o tipo de violência que ocorre em regime doméstico (casa).

           Ano após ano há registo de um aumento no número de casos de violência doméstica. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas praticada pelos homens, também mulheres e idosos podem ser agressores.

          Este tema é bastante importante e, infelizmente, em muitos casos pode levar à morte. Muitas pessoas são regularmente pontapeadas, esmurradas, esfaqueadas ou queimadas.

          Este assunto é já bastante discutido na escola e nos meios de comunicação, mas ainda não é suficiente, pois continua a haver várias pessoas que são vítimas e não têm coragem ou têm receio de expor o agressor.

          Existem vários tipos de violência doméstica: emocional; física e sexual.

          Violência emocional é um comportamento que humilha ou envergonha o outro. Violência física é quando alguém agride ou bate. Violência sexual é quando alguém força as relações sexuais.

Muitas vezes, as vítimas não denunciam o agressor, pois têm medo de ser julgadas. O pior disto tudo é que, quando as pessoas têm a coragem de denunciar, o agressor apenas é preso durante algum tempo e assim que sai persegue a vítima, acabando por esfaqueá-la e, até, matá-la.

            O tempo de cumprimento da pena deveria ser, para eles, um tempo de arrependimento, mas, infelizmente, não é o que acontece na maior parte dos casos.

 Ana Santiago nº2 8ºA Carlota Ferraria nº6 8ºA - Escola da Sé


Violência no namoro

 

Hoje em dia, muitos jovens estabelecem relações amorosas que levam a relacionamentos abusivos. Talvez pelo facto de os jovens, na atualidade, terem mais pressa para crescerem e se afirmarem como adultos.

Os três tipos de violência no namoro que conhecemos são: a física, a emocional e a sexual. A violência física ocorre quando um indivíduo agride fisicamente o seu parceiro como, por exemplo, pontapear, esmurrar ou até esfaquear.

A violência emocional pode ocorrer quando o companheiro controla a vida do outro, como a forma de vestir, com quem fala, com quem anda, ou até mesmo através da humilhação. Existe também violência sexual, que é a menos falada entre os jovens e ocorre quando alguém é sexualmente violentado.

Ao contrário do que muitos pensam, a violência não é só praticada pelo homem, mas também pela mulher.

Na nossa opinião, a violência no namoro é uma situação muito grave, pois tem como princípio a falta de respeito pelo outro e o namoro é uma relação séria e não uma brincadeira.

 Inês Serra nº2 8ºA, Miguel Paredes nº2 8ºA,Sofia Proença nº2 8ºA-Escola da Sé