sábado, 27 de março de 2021

Sabes porque muda a hora?

Esta história de mudarmos as horas tem História e vem de trás!

A ideia de alterar as horas nasceu em 1784, da cabeça de Benjamin Franklin, para poupar velas!

E agora perguntas tu: Nesta era dos smartphones, apps, iluminação inteligente, máquinas de lavar e fornos programáveis, taxas bi-horárias, relógios e equipamentos que mudam de hora sozinhos…. faz sentido mudar a hora? Se somares a isto, aquela espécie de jetlag, a que ficamos sujeitos, quando se instala a hora de inverno, que nos deixa tão macambúzios… a pergunta ganha ainda mais força!!

Ao vasculharmos a História, ficamos a saber que a brilhante ideia de Franklin para a poupança das velas, com mudança de hora de verão e de hora de inverno, foi retomada na 1ª Grande Guerra e, depois, na 2ª.

Os fracos recursos dos países, que entraram nestes conflitos, pediam poupança de combustível e mudar a hora era uma preciosa ajuda.

A grave crise de petróleo, à roda de 1973, recuperou mais uma vez a grande ideia de Franklin para, de novo, se poder poupar energia. Acabou por se tornar uma diretiva europeia em 1981.

233 anos depois da ideia de Benjamin Franklin e 103 anos depois da adoção da ideia, na 1ª Guerra Mundial, eis que continuamos a avançar e a recuar 1 hora, 2 vezes por ano, nos nossos relógios. 

Para poupar energia?!

A sério....?"

(rfm.sapo.pt)


Imagem: Expresso