quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura 2020/21


  1. 19 de janeiro de 2021. 
  2. Agrupamento de Escolas da Sé. 
  3. Alunos do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Secundário. 
  4. Um grupo considerável de Pessoal Docente e Não Docente. 
  5. Obras O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde; A árvore, de Sophia de Mello Breyner Andresen; A Odisseia de Homero, as aventuras de Ulisses, herói da Grécia Antiga, de João de Barros, e O gato preto e outros contos, de Edgar Allan Poe. 
  6. Leitura, concentração e empenho. 

 

Tempo, espaço, recursos humanos, materiais e atitude. Podemos resumir a estes aspetos os seis elementos acima mencionados. Todos, à sua maneira, são fundamentais em qualquer atividade realizada num qualquer Agrupamento. 

A atividade a que nos reportamos é o Concurso Nacional de Leitura, cuja primeira fase se realizou no dia 19 de janeiro de 2021, em várias escolas dos dois Agrupamentos da cidade da Guarda, numa iniciativa conjunta com a BMEL e Coordenação Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares. 

De acordo com o site do PNL, “o objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.” Sem sermos parciais, e já sendo, acreditamos que o objetivo foi cumprido e continuará no horizonte de cada um dos alunos participantes. 

No Agrupamento de Escolas da Sé, demos continuidade a uma atividade sempre bem acolhida pelos alunos e pelos professores. Este ano, apesar de todos os constrangimentos, registou-se um aumento de participantes entre os alunos do 3.º ciclo. É com satisfação que todos os professores ligados ao processo veem a participação dos alunos, num envolvimento salutar, de empenho e de superação de dificuldades. 

Recordamos que a fase de escola implica a realização, vigilância e correção das provas, planificação de todo o processo e apuramento dos alunos vencedores, pelo que endereçamos um agradecimento especial a todos os professores envolvidos nestas tarefas. 

Em jeito de conclusão, deixamos uma mensagem para os alunos participantes, damos-lhes os parabéns por gostarem de ler e por, ano após ano, quererem “mostrar que conseguem ir mais além”. Bem sabemos que nem todos poderão ser selecionados para a fase seguinte, mas todos irão, certamente, bem representados pelos alunos vencedores. Estes darão o seu melhor para honrar o Agrupamento de Escolas da Sé, para relembrar à comunidade escolar a importância de ler e de se afirmar como leitor e para vencer receios e dificuldades que, por vezes, cada um enfrenta. 

No final, uma das alunas participantes, disse: “não sei se passo à fase seguinte, mas isto [ter feito a prova] mostrou-me que eu sou capaz. Estou orgulhosa de mim.” Nós também estamos orgulhosos de ti, jovem leitora, e de todos os teus colegas. 

Sandra Santos