quinta-feira, 30 de abril de 2020

Para ti, Sophia- dia 21 de Novembro de 2019, TMG


Em 2019 comemorou-se o centésimo aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen, neste contexto os alunos da Escola Básica de Alfarazes, assistiram, no dia 21 de Novembro, ao teatro “Para ti Sophia “, realizado por Trigo Limpo Teatro Acert, no Teatro Municipal da Guarda.
Este espetáculo teve como fonte de inspiração o livro da autora “A floresta” que faz parte do Plano Nacional de Leitura.
Durante cerca de uma hora, os alunos e professores foram transportados para um mundo fantástico e mágico; como alguns alunos diziam parece que viajámos para um conto de fadas.
Havia apenas três atores que interpretavam várias personagens e em consonância com um cenário maravilhoso de luz e música, davam “vida” e criaram nos espetadores diferentes emoções ao longo do desenrolar do espetáculo.
De uma forma lúdica e divertida, os atores conseguiram cativar os nossos alunos, levando-os no meio de risos e expressões de espanto e de reflexão a identificarem-se e a sonharem com as diferentes personagens. 
Em sala de aula, os alunos realizaram alguns trabalhos de desenho e textos alusivos ao teatro, assim como a leitura e exploração do livro “A Floresta”, da escritora homenageada.
Gostaram muito do teatro e provavelmente na cabeça de alguns dos nossos alunos ficou retida a mensagem “…As coisas extraordinárias e as coisas fantásticas também são verdadeiras…”