sábado, 7 de dezembro de 2019

Brincar e Aprender na Cidade II


“Os Segredos do Parque”
 Os Brincalhões do JI Alfarazes (4 anos) e os Fixes do JI Guarda – Gare (5 anos) foram descobrir os “Segredos do Parque”, no dia 19 e 28 de novembro.

·         Alguns registos da atividade
- “Gostei de gritar bem alto…”
- “Gostei de saber que há muitos animais que vivem no parque…”
- “Vimos os ninhos dos passarinhos, as lesmas, as minhocas e os caracóis…”
- “Aprendemos os nomes de algumas árvores…”
-“Fomos brincar e correr muito….”




        
   “Numa dinâmica de interação, em que se articulam as iniciativas das crianças e as propostas do educador, brincar torna-se um meio privilegiado para promover a relação entre crianças e entre estas e o/a educador/a, facilitando o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais e o domínio progressivo da expressão oral.” (OCEPE, 2016, 11)


      “Sendo as observações registadas pelo/a educador/a um meio privilegiado de recolha de informação, há muitos outros registos ou documentos, que decorrem da prática pedagógica, e que podem ser utilizados como “memórias” para reconstituir e compreender o processo educativo e as aprendizagens das crianças.” (OCEPE, 2016, 14)