“Os Segredos do Parque”
Os Brincalhões do JI Alfarazes (4 anos) e os
Fixes do JI Guarda – Gare (5 anos) foram descobrir os “Segredos do Parque”, no
dia 19 e 28 de novembro.
- “Gostei de gritar bem alto…”
- “Gostei de saber que há muitos animais que vivem no
parque…”
- “Vimos os ninhos dos passarinhos, as lesmas, as minhocas e
os caracóis…”
- “Aprendemos os nomes de algumas árvores…”
-“Fomos brincar e correr muito….”
“Numa
dinâmica de interação, em que se articulam as iniciativas das crianças e as
propostas do educador, brincar torna-se um meio privilegiado para promover a
relação entre crianças e entre estas e o/a educador/a, facilitando o
desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais e o domínio
progressivo da expressão oral.” (OCEPE, 2016, 11)
“Sendo as
observações registadas pelo/a educador/a um meio privilegiado de recolha de
informação, há muitos outros registos ou documentos, que decorrem da prática
pedagógica, e que podem ser utilizados como “memórias” para reconstituir e
compreender o processo educativo e as aprendizagens das crianças.” (OCEPE,
2016, 14)