sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A nossa festa de Natal


A época natalícia é importante para todos pelos valores que a ela estão ligados: a família, a amizade, o amor, a paz, a alegria,…lembrando o nascimento de Jesus.
São principalmente as crianças que adoram o Natal. Ajudam a decorar os espaços com os símbolos do Natal: o presépio, a árvores, as luzes, …
Decoraram poesias e canções, prepararam a festa com a ajuda das professoras.
No dia 16 de dezembro de dois mil e dezanove os alunos da Escola e do Jardim de Infância de Castanheira comemoraram o Natal.
Fizeram uma festa de Natal no salão da Junta de Freguesia e convidaram os idosos do Lar da Castanheira para participarem nela. Estiveram presentes os nossos familiares, pais, irmãos e avós.
Estas foram as poesias que declamaram: O Natal está a chegar; Quadras de Natal; Sobre o que é o Natal; Hoje é dia de Natal; Feliz Natal.
As canções que cantaram foram: Porque é o Natal; O pinheirinho-Panda e os caricas; O pó de estrelas; A rena Rudolfo; A estrela guia e A árvore do coração.
Os meninos do Jardim de Infância também fizeram mais alguns números, tais como: adivinhas de natal, canções como: o Gorro do Pai Natal, o Boneco de Neve, a Estrelinha brilhou...   Os idosos do Lar também cantaram canções.
Juntos fizemos o presépio vivo e cantaram “A todos um bom Natal”.
Não faltou o Pai Natal com os presentes para as crianças: os meninos receberam um carro tipo “Monster” e as meninas bonecas ou peças para construir pulseiras ou fios.
As senhoras, a Assistente Operacional, a Animadora, junto com uma funcionária da Junta de Freguesia, confecionaram o almoço típico da Natal: batatas cozidas com ovo, repolho, cenoura e bacalhau. Não faltaram as sobremesas que foram confecionadas pelos pais.
Agradecemos à Junta de Freguesia da Castanheira, na pessoa do Sr. Leonel, por nos proporcionar tudo isto.
Alguns pais também colaboraram ajudando na arrumação e na limpeza do salão.
Foi um dia divertido de convívio e animação com toda a comunidade da Castanheira.


Trabalho coletivo dos alunos da E. B./J.Inf. da Castanheira