quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Parlamento dos Jovens


    

O Agrupamento de Escolas da Sé, através da Escola Secundária da Sé e da Escola Básica de S. Miguel, participa na edição deste ano do Programa Parlamento dos Jovens. O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada em colaboração com o Ministério da Educação, o Instituto Português da Juventude e outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade. É dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Para o ensino secundário, o tema a debate este ano é “Portugal: assimetrias litoral/interior - que soluções?”.
   Para o básico, Discriminação, preconceito e racismo. O objetivo deste programa é conseguir chegar à fase nacional, que decorrerá na Assembleia da República, e fazer aprovar as propostas defendidas pelos deputados da nossa escola/agrupamento.
    A sessão de esclarecimento sobre o Parlamento dos Jovens - Edição 20015-2016 - reuniu dezenas de alunos que debateram o tema “Racismo, preconceito e discriminação”. Esta iniciativa contou com a presença do Dr. Carlos Peixoto, deputado do PSD, eleito pelo círculo da Guarda, e da Dra. Ana Couto, socióloga. O espaço do refeitório da Escola de S. Miguel - Guarda foi, no dia 12 de janeiro de 2016, palco de mais uma dinâmica e participada atividade inserida no programa Parlamento dos Jovens, contando com grande anuência dos alunos do terceiro ciclo. Os participantes ouviram e manifestaram grande interesse pelas temáticas em debate, já anteriormente desenvolvidas, quer individualmente, quer em grupo-turma, no âmbito das aulas de Educação para a Cidadania, com a colaboração de cada diretor de turma e com a contribuição pontual de uma Estagiária da EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda, Rita Mouro, no contexto da aplicação do projeto “Vamos fazer a diferença”.                
    Nesta sessão de debate, os alunos, com o apoio do deputado da Assembleia da República (parte da manhã) e da socióloga (parte da tarde) tiveram a oportunidade de debaterem e aprofundarem problemáticas relacionadas com racismo, preconceito, e discriminação. Neste projeto, estiveram envolvidos mais de oitenta alunos de terceiro ciclo, divididos em oito listas (A; B; C; D; E; F; G; H), que defenderam de forma entusiástica as medidas que propunham. A eleição para a distribuição dos deputados que irão representar o Agrupamento de Escolas da Sé/Escola Básica de S. Miguel na Sessão Distrital realizou-se no dia 14 de janeiro de 2016 com uma ampla adesão às urnas. Desta eleição, saiu vencedora a Lista A, com 82 votos, e 10 deputados, logo seguida da Lista D, com 77, e, igualmente, 10 deputados. Este ato eleitoral permitiu a todos os participantes contactar com as normas de funcionamento da democracia.
  A Sessão Escolar teve lugar cinco dias depois, terça-feira, dia 19, pelas 10 horas e 30 minutos, na Biblioteca Escolar Carvalho Rodrigues, da Escola Básica de S. Miguel, para a apresentação, análise e aprovação das medidas a implementar no combate contra o racismo, preconceito e discriminação. Nesta Sessão Escolar foram eleitos por voto secreto para a Sessão Distrital os seguintes deputados:  Rafael Costa, João Fernandes, Ana Rita Brito, Mariana Marques, Micael Coelho Suplente: Germano Nunes. As medidas vencedoras serão apresentadas na Sessão Distrital a realizar no dia 1 de março de 2016.
   É de realçar que ficámos agradavelmente surpreendidos com as propostas tão interessantes, pertinentes e pragmáticas apresentadas pelo grupo de jovens interveniente. Queremos, de facto, acreditar que poderão ter reconhecimento junto da Assembleia da República e demais participantes. 
 
A Coordenadora do Programa
Maria da Conceição Aleixo