Nomeação ocorre depois da demissão de Teresa Calçada e Elsa Conde em maio.
O Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior anunciou, este sábado, que Regina dos Santos Duarte vai assumir o cargo de Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) e Andreia Brites o de Subcomissária, a partir de 1 de setembro, conforme determinado por um despacho que será publicado em Diário da República.“O PNL 2027, aprovado em 2017 pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 48-D/2017, de 31 de março, prevê o reforço da articulação entre as áreas da cultura, da ciência, tecnologia e ensino superior, da educação e da coesão, visando o cumprimento dos objetivos definidos, como a consolidação das ações concretizadas nos primeiros dez anos do plano como nas novas vertentes a desenvolver até 2027”, recorda a tutela liderada por Elvira Fortunato.
Regina dos Santos Duarte é doutorada em Literacias e Ensino da Literatura pela Universidade do Minho e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de estudos portugueses e franceses, pela Universidade Nova de Lisboa. Coordenou o Ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, no âmbito do Instituto Camões I.P., e foi adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Londres. Tal como destaca o Executivo, fundou a Anglo-Portuguese School of London, em 2016, e a Teachers and Researchers of Portuguese in the UK, em 2017. Foi investigadora no projeto LIFT2 e participou e coordenou a Equipa de Português, na DGIDC do Ministério da Educação.
Recebeu, por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Grau de Comendadora da Ordem de Instrução Pública.
Andreia Brites tem um mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Nova de Lisboa e uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela mesma instituição de ensino superior. Integra a equipa do Plano Nacional de Leitura, desde 2018, enquanto especialista na área da seleção e sugestão de livros juvenis.
É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática Específica do Português, Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura.
Desde 2004 que é mediadora de Leitura, tendo desenvolvido diversas atividades, como a criação de projetos de promoção da leitura de curta e longa duração para serem desenvolvidos sobretudo com a comunidade escolar.
Recorde-se que foi em maio que Teresa Calçada e Elsa Conde decidiram demitir-se das suas funções enquanto responsáveis pelo PNL, a cinco anos do fim da sua execução. O Ministério da Educação confirmou os pedidos de demissão da comissária e subcomissária do PNL, respetivamente, e justificou que a equipa considerou cumprida a primeira parte etapa do plano.