quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

O Livro zangado

 Iniciámos a atividade sobre as nossas emoções com a história O “O livro zangado! “  de Ramadier & Bourgeau.

 A Educadora mostrou uma pintura toda colorida de  vermelho.

 EDUCADORA: Reparem um amigo pintou a folha toda de vermelho

  TODOS: Está zangado

 LEITURA DA HISTÓRIA O MONSTRO DAS CORES 

Exploração da história

EDUCADORA: Que emoções estavam na história?

CLARA: A raiva

GUSTAVO: Medo...castanho…preto

EDUCADORA: Se eu estivesse triste qual é a emoção, a cor?

TOMÁS: Azul

JOÃO MIGUEL: É como os peixes que andam na água

EDUCADORA: De que cor é a água?  Se a Sofia estivesse muito feliz de que cor pintava a folha?

As crianças nomearam algumas cores

EDUCADORA: E se tivesse medo das cobras

SANTIAGO BOLETA: Amarela

ENZO: Não !! preto

EDUCADORA: E se o Alexandre estivesse triste de que cor pintava?

ALEXANDRE: Azul

EDUCADORA: O Natanael, está sempre calminho, qual é a cor?

NATANAEL: Verde

EDUCADORA: Qual é a cor da calma?

GUSTAVO: Laranja

EDUCADORA: Quando estamos felizes qual é a cor?

ENZO: Feliz amarelo

EDUCADORA: Qual é a cor do medo?

TOMÁS: Calmo… castanho…

EDUCADORA: Pensa bem…

SANTIAGO: Zangado…verde…..

EDUCADORA: Será?

JOÃO MIGUEL: Confusas…várias cores 

EDUCADORA: Boa  João

ENZO: E triste? ….É zangado

CLARA: O amor é rosa

SOFIA: O amor é laranja 

 

ONDE VAMOSGUARDAR AS NOSSAS EMOÇÕES …

CRIANÇAS: Num frasco

EDUCADORA: Então de quantos frascos precisamos?

GUSTAVO: 1,2,3,4,5,6,7

EDUCADORA: E quais são as cores?

CLARA: O amor é rosa

JOÃO MIGUEL: O preto é o medo

SOFIA: O vermelho é a raiva

EDUCADORA: E este que tem muitas cores? Que cores são?

JOÃO MIGUEL: Está confuso

NATANAEL: Azul, verde, rosa, amarelo, preto, vermelho

ALEXANDRE: Amarela é a alegria

GUSTAVO: É feliz

EDUCADORA: Qual é a emoção da cor verde?

GUSTAVO: É calminho!

EDUCADORA: Qual é a emoção que representa a cor preta?

ENZO: O medo o preto, triste o azul, calmo o verde, zangado o vermelho, alegria o amarelo

TOMÁS: Eu quero o verde, o calmo

ALEXANDRE: Eu quero o azul, a tristeza …

EDUCADORA: Porquê?

ALEXANDRE: Eu estou triste, porque não tinha mãe, mas agora já tenho e vou ficar amarelo

GIUSTAVO: Eu também quero o azul, a tristeza

NATANAEL: Eu quero o amarelo a alegria

JOÃO MIGUEL: O vermelho é a raiva

GUSTAVO: O zangado é laranja porque já não está a ficar tão zangado

EDUCADORA: E como estão hoje o Enzo, o Natanael e o Santiago?

ENZO: Calmos

EDUCADORA: E porque estamos calmos?

ENZO: Porque estamos com os outros meninos

EDUCADORA: Sofia estás alegre?

SOFIA:  Estou alegre porque já não me dói o dedo

SANTIAGO BOLETA: Estou alegre porque gosto devir à escola

CLARA: Amor, eu sou amor, porque gosto de abraços

Os meninos da sala dos 3 anos do Jardim de Infância de Alfazares fizeram algumas atividades sobre o tema