sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Natal

 Tudo à minha volta diz: “- É Natal, é Natal!”

Só os meus olhos parecem gritar: “- Não, não é Natal!”

- Sim, já foi Natal num passado, hoje perdido.

 

Se hoje fosse Natal…

O meu coração não choraria copiosamente pelos entes queridos,

Os meus olhos não se fechariam para os verdes dos pinheiros,

Para os amarelos cintilantes, para os vermelhos dos Pais Natal.

 

Se hoje fosse Natal…

As minhas mãos não paralisariam,

Os meus gestos não seriam curtos,

O meu coração bateria como o sino da torre da igreja,

Os meus passos seriam de gigante.

 

Se hoje fosse Natal…

Eu teria o meu pai ao meu lado,

Os meus irmãos à minha volta,

Uma mãe feliz e contente

Uma enorme fogueira a crepitar,

Na nossa lareira da aldeia.

 

Se hoje fosse Natal…

Haveria um Menino Jesus que de mim não se esqueceria!

E toneladas de amor no meu sapatinho colocaria

Como se fossem pepitas de oiro a despertar muita alegria! 

 

Não me vendam aquilo que eu não quero comprar,

Não me impinjam estórias de encantar. (Anáfora) 

Deixem-me antes gritar: “- Hoje, não é Natal!”  

Mas o pior é pensar que amanhã também não será Natal!


Professora Emília Barbeira, Escola da Sé