quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Pequenos gestos! Grandes corações!


A Ajudaris, a sua Rede de Afetos e a Biblioteca Escolar endereçaram-nos um convite para partilharmos a magia das Histórias Ajudaris´19, escritas por “Pequenos Grandes autores e pinceladas por artistas solidários”, convite que foi aceite com enorme satisfação.

Nesse sentido, sábado, dia 01 de fevereiro de 2020, algumas crianças do 3.º e 4.º ano da Escola do Porto da Carne/Centro Escolar do Vale do Mondego, acompanhados pelos seus encarregados de educação, pela professora titular e pela professora de Educação Especial, participaram, uma vez mais, na Festa de Lançamento do Livro Ajudaris.
A sessão teve início com a projeção de vídeos de apresentação da Ajudaris, foi animada pelo Grupo de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu e abrilhantada por um aluno do Conservatório de Música de São José da Guarda.
Seguiram-se as apresentações dos pequenos escritores do Agrupamentos de Escolas da Sé, do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira e do Agrupamento de Escolas de Manteigas.
A turma da Escola do Porto da Carne (Centro Escolar do Vale do Mondego) apresentou a história “Um Gesto a Partilhar”, publicada na página 56 (volume III, Aveiro, Guarda e Castelo Branco). A leitura desta história foi feita por três alunas a frequentar o 4.º ano: Lara Felício, Leonor Osório e Mafalda Barbosa, três pequenas grandes autoras, três pequenas grandes leitoras:
Como professora, foi com enorme prazer que, uma vez mais, participei no projeto “Histórias da Ajudaris”, um projeto que desenvolve o gosto pela leitura, pela escrita e apela à partilha e à solidariedade. Este projeto envolveu alunos de muitas turmas que, que com a orientação dos respetivos professores, criaram histórias fantásticas sobre grandes valores que a atual sociedade deve ter presente.
De salientar que os livros postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
Voltaremos a participar! Porque, Pequenos gestos! Grandes corações!
Centro Escolar do Vale do Mondego
Professora Elsa Cascais

Um gesto a partilhar

Certo dia, chegou à escola do Arco-Íris uma menina chinesa. Ela veio acompanhada pela mãe e olhou para nós envergonhada e tristonha.
Vestia uma camisola muito usada, calças rotas e sapatos descolados. Tinha pele clara, cabelo preto e muito liso, olhos rasgados. Quando entrou na sala, a professora foi buscá-la e apresentou-a:
− Meninos, esta é a Nakamura. Ela veio da China e pouco sabe falar a nossa língua. Por isso, precisa da vossa ajuda para se sentir bem na escola.
A professora indicou a Nakamura o lugar na sala e ela sentou-se com o olhar fixo no chão. A Carlota, a menina que estava ao seu lado, de imediato se apercebeu que a nova menina precisava de ajuda. Quando chegou o intervalo, Carlota reuniu os colegas e disse:
− Temos de ajudar a Nakamura a sentir-se melhor! Ela precisa do nosso apoio. Precisa da nossa amizade. Temos que fazer algo e eu lembrei-me de fazermos uma festa de boas vindas. Cada um de nós, quando chegar a casa, deverá descobrir uma peça de roupa e calçado para lhe oferecer.
– Boa ideia! − disse o Luís. Também podemos pedir aos nossos pais para nos mandarem um lanche para partilhar!
− A minha mãe é pasteleira e pode fazer um bolo gigante! – disse o Raimundo − Todos ficaram entusiasmados. No dia seguinte, reuniram-se mais cedo no pátio, decoram-no, colocaram os lanches nas mesas e quando Nakamura chegou gritaram:
− Surpresa!
De repente, aquele olhar rasgado e tristonho brilhou como o Arco-Íris.
Turma de 3.º e 4.º Anos em representação do Centro Escolar do Vale do Mondego