Exposição dos trabalhos de colagem realizados pelas turmas do 7.º C e 7.º D, Escola da Sé
O Cubismo, movimento artístico do início do século XX, inscreveu na História da Arte a utilização da colagem.
Através da técnica de recorte, vários artistas da corrente experimentaram juntar imagens de diferentes origens, por tentativa e através da justaposição progressiva, ou seja, colocando lado a lado os fragmentos recortados, até alcançarem o resultado final procurado.Tal como na proposta cubista, as palavras, de origens distintas, recortadas em jornais, revistas e publicidade, foram sendo colocadas, por tentativa, lado a lado até que irrompessem as frases.
Exercício de criatividade, de interpretação e de expressão escrita, propôs a livre associação de palavras (de ideias), sem perder a inteligibilidade ou o propósito de comunicar, encetando um “jogo” com o leitor, em que participa a subjetividade de cada uma das partes envolvidas.
O resultado final do exercício, tal como pode constatar-se na exposição, é muitas vezes surpreendente e desafiante a nível da interpretação. Quando partimos para a concretização do desafio, sabíamos também que estimular e exercitar a criatividade reflete-se em todos os domínios do saber.
Esperamos que a exposição seja do seu agrado. Antes do final do ano letivo, mostraremos o resultado das outras propostas da oficina.
Luís Neves Chaves
Formador e dinamizador da Oficina de Escrita
Formador e dinamizador da Oficina de Escrita