sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Intervenção na Assembleia Municipal dia 26/09/2019

Quinta-feira, dia 26 de setembro, foi um dia diferente para 4 jovens das escolas da cidade. Em representação das escolas, eles foram até à Assembleia Municipal da Guarda, a convite da Srª Presidente Dr.ª Cidália Valbom.
Cada um dos oradores expôs de forma brilhante um tema à sua escolha, que no final suscitou uma salva de palmas enorme de todos os presentes. Apesar do nervosíssimo inicial, o entusiasmo era grande, o que revela que se prepararam para viver uma experiência inesquecível. Os representantes dos vários partidos no final elogiaram os 4 jovens, não só pelo tema exposto, mas sobretudo pelo conteúdo e manifestaram à Srª Presidente a vontade da continuidade deste tipo de iniciativas.

Relativamente ao nosso aluno Gonçalo Marques, eu sei que ele não estava à espera deste elogio, porque é uma pessoa simples, e tudo o que faz, vem do fundo da alma e não o faz pensando nos elogios e nos ganhos. Elogiar faz bem, é um sentimento de valorização que dá força para continuar a dar o seu melhor. 

Que esta seja apenas a primeira das muitas intervenções de sucesso em prol de uma sociedade mais proactiva, mais participativa, e mais preocupada com o futuro dos jovens, parabéns Gonçalo!


Intervenção na Assembleia Municipal dia 26/09/2019“

O futuro dos jovens na Guarda”Obrigado senhora presidente. Bom dia! Antes de mais, cumprimento a senhora presidente da Assembleia Municipal e os restantes membros da mesa, o senhor presidente do executivo Carlos Monteiro e restantes membros, bem como as demais entidades aqui presentes. Agradeço desde já o convite que me foi feito para aqui marcar presença neste dia e a todos aqueles que me possibilitaram esta oportunidade.

Gostaria de abordar nesta minha pequena intervenção um tema que considero de grande importância e o qual deve merecer cada vez mais a nossa atenção que é o” futuro dos jovens na Guarda”. De facto, todo e qualquer jovem possui muitos anseios e desejos e uma grande vontade de conquista e de partida à descoberta, que tornam único cada jovem e que o capacitam para, à sua maneira, tentar contribuir para um mundo melhor.

É certamente aceite por todos que a base dos jovens reside numa boa e sólida educação! No entanto, facilmente se consegue observar falhas/lacunas que necessitam de ser resolvidas de modo a proporcionar uma educação de maior qualidade. É certo que, apesar de não se colmatarem todas as falhas, este executivo tem realizado muitos trabalhos neste âmbito, o que é de louvar. Porém, considero que o mesmo deve realizar um maior e contínuo investimento nesta temática, na medida em que estaremos a efetuar um investimento a longo prazo naqueles que um dia tomarão parte nas decisões que envolvem toda a sociedade e que, porventura, poderão um dia vir a tomar parte nesta casa. Daí que recordo as palavras proferidas pelo senhor presidente Carlos Monteiro neste fim-de-semana passado aquando da abertura da feira farta, na qual disse:” O futuro da Guarda passa pelo investimento nas políticas de educação e nos mais jovens”, esperando que este executivo continue a contribuir cada vez mais em prol da educação e da formação dos mais jovens.

No entanto, passados os anos necessários até à finalização do ensino secundário, muitos dos nossos jovens têm de partir para outras cidades, a fim de continuarem a trilhar o caminho que os conduz à sua realização pessoal, isto é, partem para outras localidades com o propósito de ingressarem em faculdades que possuam o curso que eles mais anseiam e que não encontram nesta cidade. Esta situação é compreensível, já que o Instituto Politécnico da Guarda não é capaz de disponibilizar todos os cursos que os jovens desejam. No entanto, o mais preocupante é que chegando ao fim do seu percurso académico, os jovens, que certamente desejariam regressar às suas raízes, não o poderão fazer, já que, na maior parte dos casos, a sua cidade natal não é capaz de lhes assegurar as condições necessárias à sua fixação e pleno estabelecimento. De facto, a falta de empresas/de oportunidades de emprego que vão ao encontro dos desejos dos mais jovens é um fator determinante para os não deixar regressar à Guarda, pois sem trabalho não possuem a capacidade económica necessária ao seu bem-estar e pleno estabelecimento na cidade que os viu crescer. Ou seja, a Guarda investe na educação destes indivíduos, de forma a proporcionar-lhes todas as ferramentas necessárias para a construção de um futuro próspero e que vá ao encontro das suas expetativas, e por fim perdemos os nossos jovens para outras cidades, que se enriquecem de mentes fantásticas e muito valiosas sem nenhum esforço. Perde-se, deste modo, o hipotético contributo que os nossos jovens dariam à nossa cidade de forma a evoluí-la e modernizá-la. Recordo novamente algumas palavras proferidas pelo senhor presidente no passado fim-de-semana, onde disse: “A riqueza dos territórios é as pessoas”, apelando para que este executivo e esta casa consigam combater a perda da maior riqueza que este município tem, que são os mais jovens, de modo a que a Guarda, com o nosso contributo, possa ser uma cidade, como dizem os 5F’s, Formosa, viva, jovem e com vida.



Para terminar, gostaria de novamente agradecer esta oportunidade que me foi dada de aqui realizar esta minha pequena intervenção e de me terem sido abertas as portas desta casa que é de todos nós, bem como de fazer um apelo para que estas mesmas portas pudessem ser abertas a mais jovens, de modo a que haja uma maior partilha de ideias/opiniões, assim como uma maior aproximação dos jovens à vida política, com o intuito de os preparar para a ingressão na sociedade que os espera e para os aliciar no gosto pelos destinos da sua cidade e do seu país. Muito obrigado!