No passado dia 5 de abril, decorreram na Escola Secundária da Sé as Jornadas de Educação Sexual, destinadas a todos os alunos do ensino secundário.
Foram palestrantes elementos do Centro de Saúde da Guarda e elementos da Polícia Judiciária. As quatro palestras principais foram: “Infeções Sexualmente transmissíveis” – Enfermeira Adelaide Logarinho; “Violência no Namoro” – Drª Cecília, “Narcotráfico” – Inspetor Branco, Inspetor Miguel Anjos e Inspetora Vera Pinto e “Ciberbullying” – Inspetor Luís Pimentel e Inspetor Martins Dias.
Estas jornadas inseridas no Programa de Apoio à Promoção e Educação Para a Saúde apresentou os seguintes objetivos: fomentar relações positivas e interação entre pares; contribuir para a melhoria das relações interpessoais.
Sensibilizar e alertar os alunos para as consequências do Ciberbullying; contribuir para a redução de possíveis ocorrências negativas decorrentes de comportamentos sexuais, como infeções sexualmente transmissíveis; contribuir para a tomada de decisões conscientes e responsáveis na área da educação sexual e sensibilizar os alunos para os malefícios do consumo de drogas.
Assim, a promoção e educação para a Saúde são o conjunto de todas as atividades educativas que concorrem para atingir a finalidade social do desenvolvimento individual e comunitário.
Luísa Queiroz