quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O projeto “Algures por aí”


O projeto “Algures por aí”, desenvolvido no âmbito da disciplina de materiais e tecnologias,

orientado pela professora Ana Sofia, pretendia interligar um local ao qual os alunos do 12º ano

sentissem uma certa proximidade a uma pequena caixa de fósforos, trazendo a criatividade e

minúcia de cada um. Assim, está agora exposto na escola secundária da Sé, com o intuito de

encaminhar o imaginário e pensamento de cada pessoa para o espaço que estes representaram.

Convidamos, deste modo, que aguardem por mais trabalhos realizados por mentes brilhantes que estão algures por aqui! 

Raquel Lourenço, Escola da Sé

domingo, 23 de novembro de 2025

Exposição “Mãos inquietas, mãos indiscretas”


 "Foi inaugurada esta sexta-feira, dia 21 de novembro, na ExpoEcclesia, a exposição de mobiliário e têxteis, “Mãos inquietas, mãos indiscretas”, de Emília Barbeira. A mostra reúne peças criadas pela professora e bordadeira que sempre olhou para as mãos e as linhas como um ponto de partida para criar um objeto artístico. A exposição integra o programa as comemorações dos 826 anos da cidade da Guarda e pode ser visitada até ao dia 6 de maio de 2026. "






Fonte: Município da Guarda

O teatro veio até nós


 Na quarta feira os atores Inês Fernandes e Ginário Meto apresentaram, às turmas do 6º ano, a peça 

" The Lunchbox mistery".

Foi representada em Inglês, mas todos perceberam e participaram com satisfação.

Foi divertido!





segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Um pouco de História


D. Leonor de Lencastre morreu em 17 de novembro de 1525.

A princesa que veio de Inglaterra conquistou os portugueses. O casamento com o mestre de Avis representou uma nova dinastia na história de Portugal. D. Filipa deu ao reino filhos notáveis, trouxe novos hábitos para a corte e apoiou a expedição a Ceuta. Depois de se fazer proclamar rei em cortes convocadas para Coimbra, D. João I precisava de ser reconhecido na Europa como o novo monarca português. O primeiro a fazê-lo de forma oficial foi o Papa de Roma, quando aprovou o matrimónio com a filha de João de Gante, neta do Rei Eduardo III de Inglaterra. O enlace servia assim para legitimar o reinado ainda frágil do mestre de Avis e para fortalecer os laços diplomáticos entre os dois países. A aliança gerou uma dinastia que se destacou na história de Portugal.

Filipa de Lencastre tinha 27 anos quando chegou a Lisboa para casar com o soberano português. Ninguém conhecia a princesa que vinha de Inglaterra, mas o povo recebeu-a calorosamente e aprovou o casamento que se realizou a 2 de fevereiro de 1387, acontecimento festejado por todo o reino durante quinze dias. Acabara a crise da independência, morrera Leonor Teles, a rainha de má memória. Era tempo de celebrar e de acreditar nos novos tempos que o casal real prometia.

Chegada à corte portuguesa, D. Filipa não desiludiu. Com uma conduta moral irrepreensível, assegurou uma dinastia, estando quinze anos em sucessivos trabalhos de parto e mãe de ilustres filhos, que Luís de Camões designou como Ínclita Geração em “Os Lusíadas.

Foto: Plataforma de Cidadania Monárquica

sábado, 1 de novembro de 2025

Corta mato escolar do Agrupamento de Escolas da Sé







"Realizou-se esta manhã, dia 29 de outubro, o Corta Mato Escolar do Agrupamento de Escolas da Sé. As provas para os diversos escalões decorreram no recinto da Escola Carolina Beatriz Ângelo e zonas limítrofes ao estabelecimento de ensino. A iniciativa organizada pelo Agrupamento através do Programa do Desporto Escolar teve o apoio do Município e contou com a participação de dezenas de alunos."

Fonte: Câmara Municipal da Guarda